Cultura

Projeto Seis e Meia apresenta Elza Soares e Tina Dias em Campina Grand

O projeto Seis & Meia apresenta no próximo dia 08, quinta-feira, no Centro de Convenções do Garden Hotel, a cantora […]

O projeto Seis & Meia apresenta no próximo dia 08, quinta-feira, no Centro de Convenções do Garden Hotel, a cantora Elza Soares, que continua esbanjando energia, ótima forma vocal e física aos 72 anos. A atração local é a cantora Tina Dias. O projeto Seis & Meia é um realização da Prefeitura Municipal de Campina Grande, com apoio do Governo do Estado. Os ingressos estão à venda ao preço de 20 reais inteira e 10 reais – meia-entrada. Mais informações no Teatro Severino Cabral (83) 3322-2441 ou Garden Hotel (83) 3310-4000.

Elza Soares – Elza da Conceição Soares (Rio de Janeiro, RJ, 23 de junho de 1937) é uma cantora de samba e foi casada com o jogador de futebol Garrincha. Nascida e criada em uma favela do Rio de Janeiro, Elza participou de um show de calouros apresentado pelo renomado músico brasileiro Ary Barroso, e recebeu as maiores notas. No fim da década de 1950, Elza Soares fez uma turnê de um ano pela Argentina, juntamente com Mercedes Batista. Tornou-se popular com sua primeira música "Se Acaso Você Chegasse", na qual introduziu o scat a la Louis Armstrong, adicionando um pouco de jazz ao samba. Mudou-se para São Paulo, onde se apresentou em teatros e casas noturnas. A voz rouca e vibrante tornou-se sua marca registrada. Após terminar seu segundo LP, A Bossa Negra, Elza foi ao Chile representando o Brasil na Copa do Mundo da FIFA de 1962. Seu estilo "levado" e exagerado fascinou o público no Brasil e no exterior.

Nos anos 70, Elza entrou em turnê pelos Estados Unidos e Europa. Sua carreira remonta mais de 40 anos. Em 2000, foi premiada como "Melhor Cantora do Universo" pela BBC em Londres, quando se apresentou num concerto com Gal Costa, Chico Buarque, Gilberto Gil, Caetano Veloso e Virgínia Rodrigues. No mesmo ano, estreou uma série de shows de vanguarda, dirigidos por José Miguel Wisnik, no Rio de Janeiro

Elza Soares teve inúmeras músicas no topo das listas de sucesso no Brasil ao longo de sua carreira; alguns dos maiores sucessos incluem: "Se Acaso Você Chegasse" (1960), "Boato" (1961), "Cadeira Vazia" (1961), "Só Danço Samba" (1963), "Mulata Assanhada" (1965) e "Aquarela Brasileira" (1974).

Em 2002, o álbum Do Cóccix Até O Pescoço garantiu-lhe uma indicação ao Grammy. O disco recebeu críticas estupendas da imprensa da música e divulgou uma espécie de quem é quem de artistas brasileiros que com ela colaboraram: Caetano Veloso, Chico Buarque, Carlinhos Brown e Jorge Ben Jor, entre outros. O lançamento impulsionou numerosas e bem-sucedidas turnês pelo mundo.

Em 2004, Elza lançou o álbum Vivo Feliz. Não tão bem-sucedido em vendas quanto suas obras anteriores, o álbum continuou a executar o tema de fazer um mix de samba e bossa com música eletrônica e efeitos modernos. O álbum apresentou colaborações de artistas inovadores como Fred Zero Quatro e Zé Keti. Em 2007, nos Jogos Pan-americanos do Brasil, Elza interpretou o Hino Nacional Brasileiro, no início da cerimônia de abertura do evento, no Maracanã.

Tina Dias – Nasceu em Itabuna na Bahia em família de músicos que gostavam muito de ouvir boa música e cantar. O pai fazia questão de acompanhá-la. Ele era um dos donos na época de uma banda musical chamada The Lord Show e quando podia, levava uma pequena parte do som, montava do lado de fora de casa da família, que fazia aquela festa, cantando, animando, e as pessoas se aproximavam para ver e se encantavam. O pai ficava orgulhoso de ver suas filhas cantando.

Passou por várias bandas na Bahia: Lordão, Tapajós, Brasas, Corpu’s; no Espírito Santo: Pizindim e acompanhando vários artistas como: Alcione, Renato e seus Blue Caps,Wanderléa, Pholhas, Fábio Júnior, Agepê, Rosana, Bruno e Marrone, Jorge Aragão, Roupa Nova, Ivete Sangalo, Daniela Mercury entre outros.

Depois de rodar por esse Brasil inteiro, fazendo vocais também para vários cantores de renome, está radicada em Campina Grande/ PB. Dá aulas de técnica vocal, com o apoio da prefeitura, coordena um projeto chamado “Coral nas Escolas” onde dá aulas as crianças, é sócia da banda Avalon, gravou dois CDs: “EU MULHER” com composições de sua autoria. e “VIDA VIVA” com músicas suas e com a participação especial dos seus alunos em todas as faixas.

Fez participações em CDs e DVDs de artistas como Tan , Marinês, Amazan, Ton Oliveira, Marcos Farias, Toninho Cruz, Rossine (Tonho dos Couros), Marrom entre outros. Está caminhando e seguindo a canção. como diz o poeta e cantor Geraldo Vandré. 

Assessoria da CMCG

COMPARTILHE

Bombando em Cultura

1

Cultura

Wesley Safadão fará show no estádio Almeidão, em João Pessoa; saiba quando

2

Cultura

São João: Última noite de festa em Campina Grande e Santa Rita tem shows de Henry Freitas, Zé Vaqueiro e Solange Almeida

3

Cultura

Com 8 mil habitantes, cidade na Paraíba desembolsa R$ 730 mil com shows

4

Cultura

Caminhos do Frio em Areia tem show de Nando Cordel neste sábado

5

Cultura

Festas na Paraíba têm shows de Tarcísio do Acordeon, Seu Desejo e Japãozin neste sábado