Esquenta

Quadrilhas juninas se apresentam no Valentina e em Mangabeira neste final de semana no projeto Pré-Junino

As quadrilhas se apresentam no projeto Pré-Junino. A iniciativa funciona como um aquecimento dos grupos para o Festival de Quadrilhas Juninas da capital que acontece no mês de junho.

quadrilhas, Pré-Junino, apresentações, bairros, João Pessoa

O projeto Pré-Junino é uma preparação das quadrilhas para o São João. (Foto: Daniel Silva/Funjope)

As quadrilhas juninas de João Pessoa já começaram a se apresentar pelos bairros da capital, dentro do projeto Pré-Junino, realizado pela Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) e Liga das Quadrilhas Juninas de João Pessoa. Hoje elas estarão no bairro Valentina e amanhã será a vez de Mangabeira. As exibições acontecem nos finais de semana de maio, a partir das 19h, e são gratuitas.

Neste sábado (18), as apresentações acontecem no Ginásio de Esportes Odilon Ribeiro Coutinho, no bairro Valentina. Por lá, entram em cena as juninas Sucupira, Mangue Seco, Tradição Matuta, Babado de Xita, Sanfona Branca, Lageiro Seco e Ubando.

Para o domingo (19), o local escolhido é o Centro Cultural Tenente Lucena, em Mangabeira. Na programação estão as juninas Mangue Seco, Pó de Serra, Ubando, Tico Mia, Fogueirinha, Tradição Matuta e Sanfona Branca.

O projeto Pré-Junino funciona como um aquecimento das quadrilhas para o Festival de Quadrilhas Juninas da capital que acontece no mês de junho.

“Nós temos realizado excelentes Pré-Juninos que são, na verdade, uma demonstração da força, da capacidade, da vitalidade das nossas quadrilhas juninas e servem como uma espécie de treino. São prévias apresentações para que as juninas mostrem ao público os seus temas, suas alegorias, fantasias e, sobretudo, a alegria que elas pretendem levar para os nossos festivais de quadrilhas juninas deste ano”, afirma o diretor executivo da Funjope, Marcus Alves.

Saúde – Além da animação das juninas, o projeto conta com serviços de saúde, com o apoio do Samu, e também oferecendo, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o projeto ‘Saúde e Prevenção Mais Perto de Você’, que acontece nos bairros e nos eventos que a Prefeitura desenvolve.

Durante o Pré-Junino, a equipe oferece testagem rápida para HIV, sífilis e hepatite B, distribuição de preservativos e vacina de prevenção do calendário adulto, como explicou Gustavo Lira, gerente operacional da SMS.

Se houver alguma alteração na testagem, cujo resultado sai entre dez e 15 minutos, o paciente é encaminhado para o serviço complementar onde vai ser acompanhado e tratado.

Em cada polo há uma equipe multiprofissional para atender a população composta por enfermeiro, psicólogo, técnico de enfermagem. Outra equipe circula em meio ao público distribuindo preservativos e chamando as pessoas para ir até o núcleo da saúde.

Segurança – Para garantir a segurança durante o Pré-Junino, equipes da Polícia Militar e da Guarda Municipal se mantêm a postos para qualquer eventualidade.

Confira a programação

Sábado (18) – ginásio de esportes Odilon Ribeiro Coutinho – Valentina Juninas Sucupira, Mangue Seco, Tradição Matuta, Babado de Xita, Sanfona Branca, Lageiro Seco e Ubando.

Domingo (19) – Centro Cultural Tenente Lucena – Mangabeira – Juninas Mangue Seco, Pó de Serra, Ubando, Tico Mia, Fogueirinha, Tradição Matuta e Sanfona Branca.

Sábado (25) – Ginásio Guarany – Roger – Juninas Aconchego, Só Risos, Zé Monteiro, Dona Maria, Babado de Xita, Paraíba e Lageiro Seco.

Domingo (26) – ginásio de esportes Padre Hildon Bandeira, Expedicionários – Juninas Sucupira, Botijinha, Sacode Poeira, Fulô do Cerrado, Flor do Mandacaru, Pindura Saia e Paraíba.

Foto: Daniel Silva/Funjope.
Foto: Daniel Silva/Funjope.
Foto: Daniel Silva/Funjope.

Confira também

Semana começa com mais de 400 vagas de empregos em 12 municípios da Paraíba; confira

COMPARTILHE

Bombando em Cultura

1

Cultura

Recordes do Maior Quadrilhão Junino e Maior Bolo de Milho do Mundo devem ser quebrados hoje, em Campina Grande

2

Cultura

Banda paraibana Forró Saudade se apresenta hoje na praia do Cabo Branco

3

Cultura

Padre Nilson Nunes é atração de hoje no Maior São João do Mundo, em Campina Grande

4

Cultura

Segunda-feira tem shows de forró, repente e apresentações de quadrilhas em Campina Grande

5

Cultura

São João de Caruaru serve cuscuz gigante de 800kg durante festa junina