Paraibana

Renata Arruda canta o Nordeste ‘in natura’ em disco com Chico César, Elba Ramalho e Ney Matogrosso

Renata Arruda voltou para o lugar de origem, a cidade natal de João Pessoa (PB), onde gravou Nordeste in natura, disco feito sob direção musical da própria artista.

Renata Arruda canta o Nordeste 'in natura' em disco com Chico César, Elba Ramalho e Ney Matogrosso

Renata Arruda e Paola Tôrres (à esquerda) são compositoras parceiras em músicas que versam sobre o mar — Foto:Reprodução/Facebook Renata Arruda

“Andei por aí / Mas voltei pro meu lugar”, delimita Renata Arruda através de versos da Toada do Giramundo, uma das 12 músicas compostas pela artista em parceria com Paola Tôrres e gravadas no álbum Nordeste in natura.

Os dois versos da Toada do Giramundo sintetizam a rota geográfica desta artista paraibana radicada na cidade do Rio de Janeiro (RJ) na década de 1990 e apresentada à mídia como cantora em 1993 com pompa e a grife do produtor musical Marco Mazzola.

Andanças, discos e anos depois, Renata Arruda voltou para o lugar de origem, a cidade natal de João Pessoa (PB), onde gravou Nordeste in natura, disco feito sob direção musical da própria artista.

Com letras escritas com imagens, símbolos e signos alusivos ao Nordeste com certa dose de clichês, o cancioneiro autoral do álbum Nordeste in natura explicita a viagem rítmica já nos títulos de músicas como Ciranda encantada, Maracatu cambindeiro, Embolada do mar, Ciranda da ponta do céu, Coco rimado – gravado com a adesão vocal de Vó Mera, bamba do gênero – e Maracatu beira-mar.

O time de convidados inclui duas estrelas do Nordeste nascidas na mesma Paraíba que gestou Renata Arruda. Chico César ajuda a espalhar Vento da serra. Já Elba Ramalho – primeira dama da nação musical nordestina desde os anos 1980 – aviva a forrozeira Xamego do pavio no arremate do disco.

Mesmo estranho no ninho nordestino, Ney Matogrosso xaxa à vontade com a anfitriã no Repente da cana caiana. A parceira Paola Tôrres se junta com Renata na gravação do coco-de-embolada Bora lá dançar.

Nono álbum de Renata Arruda em 26 anos de carreira fonográfica, Nordeste in natura flagra a boa cantora mais perto do mar do que do sertão nordestino – ao contrário do que faz supor a xilogravura criada por J. Borges para a capa do disco – ao dar voz a repertório arranjado pela artista com os músicos Marcelo Macedo (guitarra e violão) e Chico Correa (programações e guitarra).

Ambos assinam a produção musical do álbum mais nordestino dessa valente cantora paraibana.

COMPARTILHE

Bombando em Cultura

1

Cultura

João Pessoa celebra Dia Internacional do Jazz com shows gratuitos; confira

2

Cultura

Abertas inscrições para artesãos interessados em participar do 38° Salão do Artesanato Paraibano, em Campina Grande

3

Cultura

Fest Aruanda abre inscrições para curtas e longas neste 22 de abril

4

Cultura

Dona Inês realiza festa literária e homenageia a escritora Maria Valéria Rezende

5

Cultura

Sabadinho Bom apresenta Israel Sete Cordas na Praça Rio Branco amanhã, em João Pessoa