Estação Cabo Branco

Ricardo Pessoa abre exposição individualde xilogravura nesta sexta-feira

A exposição permanecerá no local até o dia 21 de maio, com horário de visitação de terça a sexta-feira de 9h às 18h, e sábados, domingos e feriados de 10h até às 19h

Ricardo Pessoa abre exposição individualde xilogravura nesta sexta-feira

A entrada é gratuita. — Foto:Divulgação

O registro e resgate das histórias dos orixás por meio da xilogravura em comunidades quilombolas do agreste de Pernambuco é o conteúdo que será encontrado na exposição “História de Orixás” de autoria do xilogravurista Ricardo Pessoa, que será aberta nesta sexta-feira (17), a partir das 17h, no primeiro pavimento da Torre Mirante da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano. A entrada é gratuita. A exposição permanecerá no local até o dia 21 de maio, com horário de visitação de terça a sexta-feira de 9h às 18h, e sábados, domingos e feriados de 10h até às 19h.

A abertura contará com a presença do diretor da Fundação Nacional de Arte, Jairo Lima, e da representante do Norte e Nordeste do Ministério da Cultura (Minc), Maria do Céu. A noite de abertura será animada pelo grupo de maracatu de Pernambuco.

No espaço expositivo do primeiro pavimento da Torre Mirante, o visitante irá encontrar 10 xilogravuras de 30 x 40 centímetros com imagens dos orixás (oxalá, iemanjá, ogum, oxossi, exú, oxum, xangô, omulú) e mais a oferenda do menino brasileiro.

As xilogravuras de Ricardo Pessoa são elaboradas usando a técnica fechada, onde ele valoriza as silhuetas das imagens dos orixás mergulhadas na imensidão do negro, dando a imagem em valor plástico diferente, como se cada xilogravura flutuasse no universo.

Sem esquecer o aspecto religioso, a exposição foca, sobretudo, na valorização, conhecimento e preservação da cultura de sua etnia. Paralelo à exposição, o artista também desenvolve oficinas para crianças e adolescentes mostrando a importância da cultura africana.

Ricardo Jorge Soares Pessoa – É natural de Pombos (PE). Xilogravurista e arte educador, dedicou boa parte de sua vida ao registro e resgate dos valores da cultura da região em que vive. Realizou várias oficinas de xilogravuras com crianças, adolescentes e público interessado em cidades da região metropolitana e interior de Pernambuco, sempre com temas voltados para o acesso ao conhecimento e preservação da cultura popular.

Atua diretamente em feiras e mercados públicos com exposição e venda das xilogravuras. Realizou várias exposições e oficinas em locais públicos e privados de Olinda, Recife, Caruaru, Lagoa dos Gatos e Cupira (PE).

Em 2015 foi selecionado com nota máxima no edital da Funarte, com uma bolsa de apoio a artistas e produtores negros com o projeto Registro e resgate das Histórias dos Orixás, através da xilogravura em comunidades Quilombolas do Agreste de Pernambuco.

Como resultado da finalização do Projeto realizou exposições das xilogravuras de sete Orixás, capa e xilogravura da Oferenda Africana na Galeria de Arte Xinxin das Artes (Olinda), no Espaço Dandara (Caruaru).

Atualmente é monitor no Programa Mais Educação nas Escolas Públicas Municipais de Lagoa dos Gatos (PE), onde passa sua técnica da xilogravura fechada a alunos do Ensino Fundamental.

SERVIÇO:
EXPOSIÇÃO HISTÓRIA DE ORIXÁS
Expositor: Ricardo Pessoa
Abertura: Sexta-feira (17)
Hora: 18h
Local: Primeiro pavimento da Torre Mirante da Estação Cabo Branco
Até 21 de maio
Horário de visitação: Terça a sexta-feira – 9h às 18h. Sábado, domingo e feriado – 10h às 19h.
Informações: 3214.8303 – 3214.8270

Acompanhe mais notícias do ClickPB nas redes sociais:
 FacebookTwitterYoutube e Instagram
Entre em contato com a redação do ClickPB: 
Telefone: (83) 99624-4847
WhatsApp: (83) 99624-4847
E-mail: [email protected]

COMPARTILHE

Bombando em Cultura

1

Cultura

Fest Aruanda abre inscrições para curtas e longas neste 22 de abril

2

Cultura

Dona Inês realiza festa literária e homenageia a escritora Maria Valéria Rezende

3

Cultura

Sabadinho Bom apresenta Israel Sete Cordas na Praça Rio Branco amanhã, em João Pessoa

4

Cultura

Dia do Livro: psicóloga destaca obras que auxiliam na compreensão do luto e das perdas para crianças

5

Cultura

Banda Collo de Menina retorna aos palcos com show gratuito em Uiraúna