Praça Rio Branco

Sabadinho Bom comemora 100 anos de ‘Carinhoso’

Choramigo é o grupo escalado​ para executar, com esmero, clássicos do choro. “Os autênticos chorões estarão todos lá”, avisa o violonista Pelágio Nericio.​

Sabadinho Bom comemora 100 anos de ‘Carinhoso’

Praça Rio Branco, no Centro de João Pessoa — Foto:Divulgação

O primeiro Sabadinho Bom de 2017 fará uma homenagem aos 100 anos do histórico choro ‘Carinhoso’, hoje (7), a partir das 12h30, na Praça Rio Branco, no Centro de João Pessoa. Desta vez, Choramigo é o grupo escalado para executar, com esmero, clássicos do choro. “Os autênticos chorões estarão todos lá”, avisa o violonista Pelágio Nericio.

O grupo Choramigo dedica o show deste sábado a Pixinguinha (1897-1973). Além de presta uma homenagem aos 100 anos do histórico choro ‘Carinhoso’, o septeto paraibano promete executar clássicos como ‘Naquele tempo’, e ‘Desprezado’,

Pixinguinha lançou ‘Carinhoso’, ainda em uma versão instrumental, em 1917. Mas a deixou de lado (até 1928, quando ela ganharia seu primeiro registro em disco) por seu caráter “moderno”.

“Eu fiz o ‘Carinhoso’ em 1917. Naquele tempo, o pessoal nosso da música não admitia choro assim, de duas partes – choro tinha que ter três partes! Então, eu fiz o ‘Carinhoso’ e encostei. Tocar o ‘Carinhoso’ naquele meio?! Eu não tocava, ninguém iria aceitar”, declarou o músico carioca em depoimento ao Museu da Imagem e do Som, do Rio de Janeiro, em 1968.

‘Carinhoso’ que o grande público conhece só surgiu em 1936, quando o compositor carioca Braguinha (1907-2006) colocou letra na melodia do conterrâneo. Dois anos depois, em 1937, a música ganharia fama na voz do cantor Orlando Silva (1915-1978) e se tornaria a segunda canção brasileira do século 20 (‘Aquarela do Brasil’ ficou na frente).

Portanto, no show do Choramigo, não só os 100 anos da melodia, como os 80 da consagração da canção serão lembradas pelo grupo. “Será o ponto alto da apresentação”, confirma Pelágio. “Vamos executar a versão instrumental, e também vamos ter a cantada, numa participação vocal de Adailton França”.

Com Pelágio (violão 7 cordas), Sergio Aires (flauta), Salvador di Alcântara (bandolim), Alexandre Rodrigues (sax e clarinete), Anderson Maxwell (cavaquinho), Mano (pandeiro) e Candinho Pessoa (tantã) na formação, o Choramigo ainda executa obras de Sivuca (‘Músicos e poetas’, ‘Homenagem à velha guarda’, ‘Entardecendo’ e a obrigatória ‘Feira de mangaio’) e Severino Araújo (‘Chorinho em aldeia’, ‘Espinha de bacalhau’), entre outras.

Choramigo foi escalado para o primeiro Sabadinho Bom de 2017 (Foto: Divulgação)

A apresentação é uma promoção da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através de sua Fundação Cultural (Funjope). O acesso é gratuito.

Acompanhe mais notícias do ClickPB nas redes sociais:
 FacebookTwitterYoutube e Instagram
Entre em contato com a redação do ClickPB: 
Telefone: (83) 99624-4847
WhatsApp: (83) 99624-4847
E-mail: [email protected]

COMPARTILHE

Bombando em Cultura

1

Cultura

Catolé do Rocha deve torrar mais de meio milhão de reais com shows em maio; R$ 400 mil apenas com Xand

2

Cultura

Aldair Playboy e Banda A Loba realizam show aberto ao público hoje, em João Pessoa

3

Cultura

João Pessoa celebra Dia Internacional do Jazz com shows gratuitos; confira

4

Cultura

Abertas inscrições para artesãos interessados em participar do 38° Salão do Artesanato Paraibano, em Campina Grande

5

Cultura

Fest Aruanda abre inscrições para curtas e longas neste 22 de abril