João Pessoa

Sesc abre inscrições gratuitas para Oficina de Cordel que acontece em outubro

A oficina de Contação de Histórias pretende revisitar as brincadeiras infantis, os jogos teatrais, lúdicos e dramáticos apresentando sua importância no desenvolvimento criativo do criador

Sesc abre inscrições gratuitas para Oficina de Cordel que acontece em outubro

A obra O Alienista que traz uma abordagem contundente sobre a forma como a sociedade do século XIX — Foto:Reprodução/assessoria

A oficina resgata o folheto de Cordel através do incentivo da sua produção nos suportes de papel e eletrônico, além de enriquecer a Cultura Popular, motiva a oralidade no propósito da leitura e da contação de história e tem como objetivo ensinar as técnicas para a composição do Cordel, utilizando-se a métrica e a estruturação de rimas, conforme apresentada pela Academia Brasileira de Literatura de Cordel. As inscrição são gratuita. e pode ser feita no Sesc Centro, em  João Pessoa ou por formulário de inscrição via e-mail. 

O público-alvo são poetas, apologistas de poesia, professores, estudantes, comunicadores, jornalistas, editores, artistas plásticos, cantores, compositores e pesquisadores da Literatura de Cordel.

Ministrante: Sanderli José da Silva é bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e estudante do curso de Direito também na UFPB. É presidente da Academia de Cordel do Vale do Paraíba e da Associação Profissional de Bibliotecários da Paraíba.

O Setor de Cultura do Sesc fica localizado à Rua Desembargador Souto Maior, 281. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (83) 3208-3158.

VEJA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA:

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

Data: 02 e 03 de outubro de 2017
Horário: 8h30 às 11h30
Ministrante: Aline Alencar Francisco
Público-alvo: Artistas, educadores e público em geral.
Sinopse: A oficina de Contação de Histórias pretende revisitar as brincadeiras infantis, os jogos teatrais, lúdicos e dramáticos apresentando sua importância no desenvolvimento criativo do criador. Através da experiência prática, o participante vivenciará as atividades propostas, que auxiliará na sua prática educativa ou artística.
Formação do oficineiro: Graduada em Educação Artística com habilitação em Artes Visuais, UNIRP São José do Rio Preto/SP.

POÉTICAS URBANAS
Data: 09, 10 e 11 de outubro de 2017
Local: Sesc Centro João Pessoa
Horário: 9h às 12h
Ministrante: Ikaro Max Batista de Araújo
Inscrição: Gratuita. Pode ser feita no Sesc Centro João Pessoa ou via e-mail (ver formulário).
Sinopse: A oficina de Poéticas Urbanas tem como objetivo e fundamento levar o olhar criativo do poeta – enquanto inventor do real – para propor novos diálogos e usos da palavra poética em função do cruzamento com os signos, imagens e elementos constitutivos do cotidiano, gerando novos híbridos literários. A idéia é atualizar o alcance da poesia, redimensionar o papel do poeta, dentro da realidade urbana, estimular e propor criativamente novas formas de escrita e percepção.
Formação do oficineiro: Mestrando em Filosofia pela UFPB como Aluno Especial.
Público-alvo: Jovens e adultos.

LITERATURA E HISTÓRIA: NA LOUCURA DA OBRA “O ALIENISTA” DE MACHADO DE ASSIS
Data: 9,10 e 11 de outubro de 2017
Horário: 15h às 17h
Ministrante: Márcio José Silva Lima
Público-alvo: Público em geral.
Sinopse: A oficina terá por finalidade analisar a loucura a partir dos discursos da construção de identidade de louco. Para tanto, relacionaremos a pesquisa historiográfica com a obra O Alienista que traz uma abordagem contundente sobre a forma como a sociedade do século XIX tratava o problema da loucura no Brasil. A oficina tem como proposta o desenvolvimento de um debate em torno das questões referentes à loucura como: preconceito, identidades, discriminação, bem como suas relações com a literatura.
Formação do oficineiro: Doutorando em Filosofia pela UFPB, colunista na revista Fique Sabendo e escritor e administrador do blog Escritos Marginais.

COMPARTILHE

Bombando em Cultura

1

Cultura

Abertas inscrições para artesãos interessados em participar do 38° Salão do Artesanato Paraibano, em Campina Grande

2

Cultura

Fest Aruanda abre inscrições para curtas e longas neste 22 de abril

3

Cultura

Dona Inês realiza festa literária e homenageia a escritora Maria Valéria Rezende

4

Cultura

Sabadinho Bom apresenta Israel Sete Cordas na Praça Rio Branco amanhã, em João Pessoa

5

Cultura

Dia do Livro: psicóloga destaca obras que auxiliam na compreensão do luto e das perdas para crianças