O Teatro Mágico está de volta a João Pessoa para lançar seu mais novo espetáculo: O Teatro Mágico: O Segundo Ato”, no Clube Cabo Branco, neste domingo (6), a partir das 19h. Os ingressos estão à venda nas lojas Furtacor.
Fernando Anitelli e sua trupe iniciaram, no mês de maio, os shows de pré-lançamento do novo álbum passando por cidades como Campinas/SP, Osasco/SP, Santos/SP e Ribeirão Preto/SP. No Rio de Janeiro, o lançamento aconteceu no dia 23 de maio, no Circo Voador, localizado no bairro da Lapa. A estréia oficial, em São Paulo, foi nos dias 21 e 22 de junho de 2008, no Memorial da América Latina.
O novo espetáculo mantém a tendência da música associada a elementos de poesia, teatro e circo – já presentes no “Entrada Para Raros”, primeiro CD de Anitelli e sua trupe, que foi sucesso de público na capital paraibana. A novidade está no amadurecimento musical do grupo como um todo além da inclusão de instrumentos de sopro.
As composições escolhidas para o “Segundo Ato” colocam em debate o homem e a sociedade na qual vive. Para Anitelli: “No primeiro espetáculo, a trupe estava imersa num universo fantasioso onde cores e bolinhas de sabão nos traziam a sensação de que tudo é possível. Havia um ‘quê’ de encantamento. Nesta nova fase, é como se a trupe chegasse na cidade e se deparasse com as questões urbanas, como o cotidiano dos mendigos citados na canção Cidadão de Papelão ou a problemática da mecanização do trabalho, citada no Mérito e o Monstro. Indo mais além, há um debate sutil e, por vias opostas, mordaz, sobre o amontoado de informações que absorvemos, sem perceber, assistindo aos programas de TV da atualidade”.
No palco, os artistas circenses complementam o discurso feito pelas canções do “Segundo Ato” com números novos, como a corda indiana (aparelho de circo cuja imagem já nos remete a movimentos mais “ariscos”, que desafiam a força e o equilíbrio do homem no ar). Além disso, algumas poesias inéditas serão declamadas pelo próprio Anitelli e alguns textos do livro “O Teatro Mágico em Palavras” serão encenados pelo elenco.
O cenário e o figurino do espetáculo seguirão a mesma linguagem proposta pelo conceito do segundo álbum. “Utilizamos como referência elementos dos quadrinhos associado a pequenos detalhes como o jogo de cores P&B, registros de jornal, sombras. A idéia é retratar o homem e suas sombras interiores e trazer à tona um tom mais contestador seja nas cenas, nas roupas, nas letras e até na postura e no gestual de cada um em cima do palco”, enfatiza Anitelli.
TRAJETÓRIA – Fernando Anitelli e sua trupe já estão na estrada há cerca de quatros anos. Ao longo deste caminho, o título do primeiro álbum, “O Teatro Mágico: Entrada para Raros” acabou se transformando em algo maior do que o próprio sobrenome do músico e compositor. Hoje, Anitelli apresenta a companhia artística “Teatro Mágico” e leva para o palco não só um conceito de arte mas também o debate em favor da música livre e da pirataria saudável. A produção do grupo já foi sondada por várias gravadoras do país e todas as propostas foram recusadas pois não condiziam com as idéias propostas por Fernando. O Teatro Mágico, hoje, segue seu caminho, de maneira independente, auto-produzindo shows; bancando, sem patrocínios, as gravações de suas músicas em estúdio; mantendo os preços populares de seus produtos (dvds, cds, livro, camisetas) comercializados apenas ao final das apresentações; e, por fim, provocando uma efervescência cultural por onde passa.
O Teatro Mágico – Dados Importantes
– Melhor Show Nacional de 2007 pelo guia da Folha de São Paulo.
– Recorde de Público na Virada Cultural 2007 (40 mil pessoas em São Paulo)
– Duas turnês pelo Nordeste (reunindo mais de 5 mil pessoas em Recife)
– Consolidação de público no Rio de Janeiro (2 mil pessoas no Circo Voador)
– Site oficial com mais de 150 mil acessos/mês.
– Comunidade oficial no Orkut com mais de 80 mil membros
– Mais de 80 mil cópias vendidas do CD “O Teatro Mágico: Entrada para Raros”
– Todas as músicas disponíveis gratuitamente na Internet.
– Reportagens positivas nos maiores veículos de imprensa do país, entre eles: Rede Globo, SBT, TV Cultura, Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, Veja, Caros Amigos, O Globo e Jornal do Brasil.
Assessoria