Quem for compras gás de cozinha hoje em toda a Paraíba já deve sentir um novo impacto no bolso. O preço do GLP na Paraíba terá um aumento de cerca de R$ 7,00 a partir desta segunda-feira (2).
- Petrobras reduz preço de querosene de aviação a distribuidoras em quase 9%
- Suape reduz repasse de gás GLP para a Paraíba e previsão para normalizar é segunda-feira
“Existem estados que subiu até 9% e esse aumento está sendo efetivando entre hoje e amanhã. O mais tardar amanhã já estará tudo modificado”, garantiu o presidente do Sindicato dos Revendedores de Gás do Estado da Paraíba (Sinregás), Marcos Antônio.
O sindicalista explicou que esse aumento acontece todos os anos e não tem nada a ver com a Petrobrás. Este é o terceiro reajuste no preço do GLP em 2024 e a expectativa é a de que os preços fiquem em valores aproximados de R$ 107,00.
“Esse aumento que está acontecendo hoje (2) se dá todos os anos nessa mesma data por conta do dissídio coletivo das distribuidoras. Elas passam o ano inteiro acumulando os aumentos dos insumos, aí quando é no começo de setembro, ela junta tudo e mais o dissídio coletivo e transforma isso no aumento”, detalhou ao ClickPB.
Gás de cozinha (GLP)
O Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) é resultado da separação das frações mais leves do petróleo durante o refino.
É composto de uma mistura de gases hidrocarbonetos – como Propano (C3H8), Propeno (C3H6), Butano (C4H10) e Buteno (C4H8), além de pequenas frações de outros hidrocarbonetos – que apresenta grande aplicabilidade como combustível por causa do alto poder calorífico, da excelente qualidade de queima, do fácil manuseio e do baixo impacto ambiental, além da facilidade de armazenamento e de transporte.