Fique de olho

Bancos devem avisar clientes sobre uso do cheque especial

Opção do parcelamento de forma automática é obrigatória.

Bancos devem avisar clientes sobre uso do cheque especial

A nova medida é fruto das novas regras para uso cheque especial que passaram a vigorar desde o último domingo (1) — Foto:reprodução

O cheque especial começou o mês de julho com novas regras. Entre elas a opção do parcelamento de forma automática, menos cara para o consumidor que usa mais de 15% do limite disponível por 30 dias consecutivos.

A taxa média de juros dessa modalidade é de mais de 320% ao ano. A carga colabora para o endividamento da população. Agora, além dos parcelamentos, os bancos deverão informar ao consumidor toda vez que entrar no cheque especial. O saldo e o limite do cheque especial deverão ser descritos de forma separada, para que o cliente não confunda o valor com o do saldo positivo.

A nova medida é fruto das novas regras para uso cheque especial que passaram a vigorar desde o último domingo (1). As medidas, elaboradas pelo conselho de autorregulação da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), determinam a oferta de alternativas para o pagamento do saldo devedor com juros menores e condições mais vantajosas, além de ampliar a transparência e o detalhamento de informações sobre o uso desse tipo de crédito. 

COMPARTILHE

Bombando em Economia

1

Economia

Ferramenta criada na Paraíba ajuda consultores e amplia conhecimentos financeiros e administrativos

2

Economia

Ministro do STF acata pedido do governo e suspende desoneração da folha

3

Economia

Relatoria do projeto sobre reforma tributária na Câmara pode sair nesta semana

4

Economia

Governo propõe zerar impostos de 18 itens da cesta básica; confira lista

5

Economia

Com R$ 400 milhões em investimentos, feira que busca atrair empreendimentos para o centro de João Pessoa acontece na próxima semana