
Bares e restaurantes na Paraíba esperam aumento de 80% nas vendas durante São João
A festividade do Maior São João do Mundo é vista pelos empreendedores, inclusive do setor de bares e restaurantes, como uma oportunidade para ampliar suas vendas e garantir o crescimento da renda. Este ano, empresários esperam que aumento nas vendas chega a 80%.
A cidade de Campina Grande, no agreste da Paraíba, tem empreendimentos ativos concentrados no segmento alimentício, sendo 3.616 identificados como pequenos negócios.
A tendência no aumento do fluxo de turistas é comum por causa do calendário junino e contempla diferentes regiões do território estadual e cidades como Patos, no sertão, que também se prepara para celebrar essa tradição cultural.
Em Campina Grande, a programação teve início no último dia 30 de maio e segue até o dia 6 de julho, com shows de artistas diversos no Parque do Povo e muitos atrativos culturais.

De acordo com o presidente do Sindicato Empresarial de Hospedagem e Alimentação de Campina Grande (SindCampina), Divaildo Júnior, a expectativa de ganho deve atingir até 4% ao longo das atividades do evento. “A gente aposta no ganho, comparado ao ano passado, entre 3% e 4% descontado o índice da inflação”, enfatizou.
Divaildo Júnior, explicou ainda que existe uma expectativa positiva de crescimento para o período entre os dias 18 e 24 de junho, considerando os feriados de Corpus Christi e de São João. “Teremos um super final de semana de quinta até terça-feira. Serão seis noites com a perspectiva de maior lotação na cidade, e consequentemente, com uma maior chance de permanência desses turistas na festa”, concluiu.
- Bares irregulares começam a ser demolidos das praias de Cabedelo; parte dos comerciantes serão realocados na orla até abril
- Artistas deverão receber integralmente valores do couvert em bares, restaurantes e similares na Paraíba
Na cidade de Patos, o São João acontece entre os dias 19 e 23 de junho e o evento é considerado como um momento estratégico para o ambiente econômico, especialmente, os estabelecimentos que ofertam alimentação fora do lar.
O restaurante Lampião é uma das 1.235 empresas identificadas como pequenos negócios neste segmento do contexto local, e segundo o proprietário da empresa, a estimativa é de ampliação em 80% nas vendas para o período.
“Queremos aumentar nossas vendas em pelo menos 80%, pois o mês de junho favorece esse aumento de fluxo de clientes e até dezembro podemos dizer que existe uma perspectiva de crescimento e maiores ganhos econômicos em razão do calendário”, disse Kildenn Tadeu.
Conforme a gestora estadual de Turismo e Economia Criativa do Sebrae/PB, Regina Amorim, o impacto dos eventos culturais e corporativos no turismo é muito grande, porque envolve uma cadeia produtiva com mais de 50 atividades econômicas, entre elas o segmento alimentício, e contribui para movimentar com mais intensidade o contexto da economia local.
“Nessa enorme cadeia produtiva dos eventos está a gastronomia e todas as empresas de alimentação fora do lar, inclusive os empreendedores ambulantes, que sabem muito bem aproveitar os eventos de rua, ganham com isso. A festa junina impacta positivamente nesse consumo de alimentos e bebidas”, disse.
Bares e restaurantes
O segmento de bares e restaurantes, frequentemente também referido como “foodservice”, é um setor da economia que engloba estabelecimentos dedicados à venda de alimentos e bebidas, com ou sem entretenimento, para consumo imediato, fora de casa.
O setor de serviços de alimentação, que inclui os bares e restaurantes, cresceu em média 11% ao ano de 2009 a 2019, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (ABIA), que levanta os dados junto aos fornecedores de food service.
Com a pandemia de covid-19, o faturamento do setor teve forte impacto em 2020, com recuperação parcial em 2021. Desde então, os empreendedores seguem se reinventando para garantirem seu espaço no mercado.
Bombando em Economia
1
Economia
Assaí abre mais de 60 vagas de emprego em lojas na Paraíba
2
Economia
Após críticas de Lula, Hugo Motta diz que vai “dialogar com todos em favor do Brasil”
3
Economia
Lucas Ribeiro entrega troféu ‘Caso de Sucesso’ do Empreender a confeiteira que viralizou vendendo bolos no São João de Campina
4
Economia
Dexco fecha fábrica da Deca em João Pessoa
5
Economia