Economia

Bovespa opera em alta com expectativas de estímulos no exterior e vacinação no Brasil

Nesta quarta-feira, o principal índice da bolsa caiu 1,67%, a 121.933 pontos.

Bovespa opera em alta com expectativas de estímulos no exterior e vacinação no Brasil

Painel da B3, antiga Bovespa, mostra cotações dos papeis negociados na bolsa. — Foto:Paulo Whitaker/Reuters

O principal índice da bolsa de valores brasileira, a B3, opera em alta nesta quinta-feira (14), de olho em possíveis estímulos à economia e no pedido de impeachment contra Donald Trump, nos Estados Unidos. Também há expectativas em torno do processo de vacinação contra a Covid-19 no Brasil.

Às 11h50, o Ibovespa subia 0,74%, a 122.831 pontos. 

No dia anterior, o Ibovespa fechou em queda de 1,67%, a 121.933 pontos, com pressão sobre commodities no pregão. No mês, a bolsa acumula alta de 2,45%.

Cenário global e local

No exterior, os preços do petróleo caíam nesta quinta-feira, uma vez que os sinais de alta dos dados de importação chineses e de queda dos estoques de petróleo dos EUA foram superados pelo aumento de casos de coronavírus na Europa e novos bloqueios na China.

Nos EUA, Donald Trump se tornou o primeiro presidente da história dos Estados Unidos a ter dois processos de impeachment aprovados na Câmara. Nesta quarta-feira (13), a Câmara aprovou pela segunda vez um pedido para que ele seja afastado do cargo, a apenas seis dias do final de seu mandato. O processo segue agora para o Senado.

Diferentemente do Brasil, o presidente dos EUA não é afastado quando o processo de impeachment é aberto no Senado. A sua remoção ocorre de forma definitiva após o processo ser analisado e aprovado pelos senadores, com dois terços dos votos. 

No Brasil, as atenções seguiam voltadas para a corrida nas eleições para as presidências da Câmara e do Senado. Enquando isso, investidores seguem avaliando cenários após a inflação em 2020 ter ficado no maior nível em quatro anos.

Ganharam força as discussões sobre a antecipação da alta de juros no Brasil — o que poderia aumentar a rentabilidade do real e elevar a atratividade da moeda brasileira. O Comitê de Política Monetária (Copom) se reúne nos dias 19 e 20 de janeiro para decidir sobre o rumo da Selic. Os analistas do mercado passaram a projetar uma Selic em 3,25% no final de 2021 e em 4,75% em 2022.

No âmbito político, o presidente Jair Bolsonaro cogita a demissão de André Brandão, presidente do Banco do Brasil, como informa o blog da Andreia Sadi. O motivo é a repercussão negativa do anúncio de fechamento de mais de 200 agências e um programa de demissão voluntária do banco.

O BB, por sua vez, afirmou não ter recebido qualquer comunicado do governo sobre uma eventual saída de seu atual presidente.

Boas notícias sobre a vacinação no país tranquilizam os mercados. Mesmo com a disputa pela primeira foto, protagonizada pelo presidente Bolsonaro e o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), tudo indica que as rodadas devem começar na semana que vem.

Como informa o blog da Andreia Sadi, o Palácio do Planalto estuda organizar uma cerimônia no dia 19 de janeiro, com a presença do presidente Bolsonaro (sem partido), para anunciar o início da vacinação em todo país.

Como a data é anterior ao calendário anunciado pelo governador de São Paulo — 25 de janeiro —, Doria avalia qual a melhor estratégia para garantir que será o primeiro a anunciar o início da vacinação após o aval da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

COMPARTILHE

Bombando em Economia

1

Economia

Ministro do STF acata pedido do governo e suspende desoneração da folha

2

Economia

Relatoria do projeto sobre reforma tributária na Câmara pode sair nesta semana

3

Economia

Governo propõe zerar impostos de 18 itens da cesta básica; confira lista

4

Economia

Com R$ 400 milhões em investimentos, feira que busca atrair empreendimentos para o centro de João Pessoa acontece na próxima semana

5

Economia

Amde renova parceria com Banco do Nordeste e oferece condições especiais de crédito para empreendedores de Campina Grande