Carlos Gonçalo

Economista explica que é possível economizar e poupar dinheiro mesmo em época de crise

Em épocas de crise e de baixo poder de consumo, a criatividade precisa ser usada para que o orçamento não seja ultrapassado e as dívidas comecem a se acumular. Pesquisas de preço, substituições de produtos e até mesmo cortes nos gastos podem ajudar a economizar e, até mesmo guardar um dinheirinho no fim do mês, comenta o economista Carlos Gonçalo em entrevista ao ClickPB.

De acordo com o economista, é interessante salvar parte do salário todos os meses para investir em uma poupança voltada para algum objetivo em longo prazo ou até mesmo para se precaver. “O mínimo é 10% e o ideal é 30% do que você recebe, da sua remuneração”, explica Carlos Gonçalo sobre a quantia a ser poupada.

Atualmente vários métodos são disponibilizados gratuitamente para acompanhar e fazer controle dos gastos, como aplicativos para smartphones e ferramentas digitais. A planilha manual, no entanto, também pode ser uma alternativa para quem não está habituado a fazer o controle de suas finanças. A organização das planilhas vai depender do objetivo final da pessoa e do método utilizado.

“Qualquer pessoa faz uma planilha manual, colocando os produtos, as quantidades do mês, o quanto gastou financeiramente”, explica o economista Carlos Gonçalo. Conhecer os próprios gastos possibilita fazer previsões do quanto terá que ser consumido no mês seguinte e até mesmo o que pode ser cortado ou diminuído nos gastos usuais.

Para ajudar a impulsionar a contenção de gastos, o economista cita alguns cortes e reduções possíveis no dia-a-dia. Gastos supérfluos e desapego a determinadas marcas devem ser evitados, já que não são essenciais para o cotidiano. Substituições de produtos por semelhantes mais baratos ou que estão em época de colheita são interessantes para a vida doméstica. A pesquisa de preços em diferentes estabelecimentos também é importante para que o consumidor economize e possa controlar mais seus gastos.

Seguindo essas dicas simples e prestando mais atenção nas finanças, é possível contornar a crise e até mesmo conseguir começar uma boa poupança para assegurar mais tranquilidade no futuro.

Acompanhe mais notícias do ClickPB nas redes sociais:
 FacebookTwitterYoutube e Instagram
Entre em contato com a redação do ClickPB: 
Telefone: (83) 99624-4847
WhatsApp: (83) 99624-4847
E-mail: [email protected]