INPC

Governo Bolsonaro deve propor salário mínimo reajustado só pela inflação

Atualmente o salário mínimo tem como regra o aumento real, acima da inflação.

Governo Bolsonaro deve propor salário mínimo reajustado só pela inflação

A decisão final do reajuste será do presidente Jair Bolsonaro. — Foto:Reprodução

O Governo Federal deve propor o salário mínimo reajustado só pela inflação, segundo o site Uol. Atualmente o salário mínimo tem como regra o aumento real, acima da inflação. 

O projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) deve ser enviado ao Congresso Nacional no dia 15 de abril e pela proposta da equipe econômica, o piso salarial deve ser corrigido apenas pela inflação, e o indicador usado será o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).

Ainda de acordo com o portal, também está nos planos do governo a mudança do cálculo do salário mínimo seria por meio de uma Medida Provisória.

Em 2019 o salário mínimo está em R$ 998. A fórmula de cálculo do reajuste foi fixada por lei a partir de 2007. Até 2019, essa revisão levava em conta o resultado do PIB de dois anos antes mais a inflação do ano anterior, medida pelo INPC.

Tanto o ministro da economia, Paulo Guedes, quanto economistas defendem que a política do reajuste real do salário mínimo acabe. A decisão final do reajuste será do presidente Jair Bolsonaro. 

COMPARTILHE

Bombando em Economia

1

Economia

Ferramenta criada na Paraíba ajuda consultores e amplia conhecimentos financeiros e administrativos

2

Economia

Ministro do STF acata pedido do governo e suspende desoneração da folha

3

Economia

Relatoria do projeto sobre reforma tributária na Câmara pode sair nesta semana

4

Economia

Governo propõe zerar impostos de 18 itens da cesta básica; confira lista

5

Economia

Com R$ 400 milhões em investimentos, feira que busca atrair empreendimentos para o centro de João Pessoa acontece na próxima semana