Salariômetro

Restaurantes, hotéis e bares são os que lideram acordos trabalhistas nesta pandemia no Brasil

O levantamento mostra que os cortes salariais, a redução das jornadas, a suspensão dos contratos de trabalho e a antecipação de férias coletivas foram as cláusulas mais negociadas.

Restaurantes, hotéis e bares são os que lideram acordos trabalhistas nesta pandemia no Brasil

Sob o ponto de vista salarial, os cortes de 50% e 25% nas remunerações oferecidas aos profissionais também correspondem a mais de 70% dos acordos firmados. — Foto:Reprodução

Amplamente atingidos pelas políticas de isolamento social, os setores de bares, restaurantes e hotéis lideram as negociações com trabalhadores em meio à pandemia do novo coronavírus. De acordo com dados divulgados nesta quinta-feira (23) pelo Salariômetro, 56 acordos foram firmados pelos segmentos nos meses de março e abril.

O levantamento mostra que os cortes salariais, a redução das jornadas, a suspensão dos contratos de trabalho e a antecipação de férias coletivas foram as cláusulas mais negociadas até o momento no Brasil em acordos e convenções coletivas.

As atividades de transporte, armazenagem e comunicações (55), de comércio atacadista e varejista (33) e de confecções, vestuário e calçados (30) também registraram um alto número de negociações entre patrões e trabalhadores.

Leia mais:

Os dados do Salariômetro levam em conta 192 acordos coletivos e 63 convenções coletivas firmados no período compreendido entre março e abril, período de avanço do novo coronavírus no território nacional, que resultou no fechamento de diversos segmentos de atividade.

Negociações – Entre os acordos firmados no período, a maioria deles (71,2%) resultou em reduções das jornadas de trabalho em 50% ou 25%. Houve ainda negociações que resultaram na diminuição das jornadas em 70%.

Sob o ponto de vista salarial, os cortes de 50% e 25% nas remunerações oferecidas aos profissionais também correspondem a mais de 70% dos acordos firmados. Em 26% das oportunidades, a redução salarial alcançou os 70%.

LEIA MAIS: TRF1 derruba liminar que barrava bancos do país de aumentar juros

Os dados do Salariomêtro mostram ainda que os acordos preveem que redução dos salários persistirá por, em média, 2,9 meses. Já a vigência média da suspensão dos contratos de trabalho será de 2,2 meses.

A possibilidade de flexibilização com redução salarial e de jornadas integram a MP (Medida Provisória) 936, assinada na tentativa de conter o desemprego e minimizar os impactos da crise econômica no Brasil. Segundo o Ministério da Economia, os acordos já superam os 2,4 milhões.

COMPARTILHE

Bombando em Economia

1

Economia

Senado aprova isenção de Imposto de Renda para quem ganha até dois salários mínimos

2

Economia

Pesquisa mostra variação de 109% no valor da cesta básica em João Pessoa  

3

Economia

Caixa começa a pagar Bolsa Família de abril

4

Economia

Inflação de março pesou menos para famílias de renda alta, aponta Ipea

5

Economia

Brasileiros têm R$ 7,78 bilhões “esquecidos”; saiba como resgatar