Fábio Serra

1º lugar do curso de medicina da UFPB não se considera extraordinário

O estudante paraibano Fábio Serra, 17 anos, que foi aprovado em 1º lugar para o curso de medicina na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e alcançou desempenho máximo na prova de Matemática do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016, diz que não teve um desempenho extraordinário no início da vida escolar e atribui o sucesso em processos seletivos ao seu espírito competitivo e estabelecimento de metas.

Em entrevista ao Portal ClickPB, Fábio Serra declarou que recebeu com surpresa o resultado alcançado no último Enem porque começou a se preparar para prestar vestibular com o foco na área de exatas- do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e, no meio do caminho, decidiu investir na área de saúde. 

Apesar da mudança de área para o vestibular, o estudante, que reside em João Pessoa, disse que não perdeu o ritmo de estudo, mas precisou correr atrás do prejuízo estabelecendo metas para vencer as disciplinas que precisavam de mais atenção. Tudo isso, segundo Fábio Serra, sem perder horas de sono, nem tomar energéticos ou perder finais de semana com a família e os amigos.

“O importante é não colocar metas pesadas, que você não vai conseguir cumprir”, disse estudante. Para Fábio Serra, o segredo para se sair bem no Enem é não deixar para estudar tudo no último ano. Ele explicou que começou a se preparar com o foco no vestibular a partir do 9º ano. Tanto que, no 1º ano do Ensino Médio, ele foi aprovado em 2º lugar para o curso de Medicina, em uma universidade particular da Capital.

Competitividade – Fábio Serra lembrou que, no início do ensino médio, notou que tinha muita facilidade com os números e começou a direcionar os estudos para participar de olimpíadas e competições que aguçaram seu espírito competitivo. Em olimpíadas de matemática, por exemplo, estudante conseguiu 14 medalhas de ouro, 14 de prata e cinco de bronze.

Na entrevista ao ClickPB, Fábio Serra dá dicas diz como se preparou para as provas do Enem, quais recursos utilizou, como dividiu as horas de estudos, quais os desafios e o maior concorrente do vestibulando atualmente. Dentre as dicas de Fábio Serra, está: não deixar tudo a última hora, vê bem os conteúdos e intensificar os estudos nas áreas em que se considera mais fraco e não atrasar conteúdos.