47

Quase metade das escolas municipais não têm condições de funcionar e serão reformadas em João Pessoa

De acordo com a secretária de Educação e Cultura (Sedec), América Castro, um dos grandes problemas foram as quebras de contrato que aconteceram no fim da última gestão.

Quase metade das escolas municipais não têm condições de funcionar e serão reformadas em João Pessoa

Alguns dos prédios já estão em reforma — Foto:Secom-JP

Das 100 escolas municipais de João Pessoa, 47 foram entregues à nova gestão sem condições de receber os estudantes, de acordo com a Prefeitura, sendo que cinco das unidades já estavam fechadas. Alguns dos prédios já estão em reforma e outros receberão as melhorias assim que o processo licitatório for finalizado.

No mês de janeiro, o prefeito Cícero Lucena esteve presente em três unidades de ensino fechadas. Ele visitou as escolas municipais de ensino fundamental Anísio Teixeira, no Esplanada, e Severino Patrício, no Alto do Mateus, que estão fechadas desde 2018. O prefeito também esteve na escola Moema Tinoco, no Grotão, que não abre as portas desde 2016. Juntas essas três estruturas atendiam mais de 2 mil alunos, que passaram a ter aulas em prédios improvisados ou foram transferidos para outras unidades.

Na ocasião, Cícero destacou a necessidade de uma mudança no modelo de gestão com acompanhamento sistemático das obras. Cada obra tem um gestor, um engenheiro responsável desde o acompanhamento da elaboração do projeto até a prestação de contas.

De acordo com a secretária de Educação e Cultura (Sedec), América Castro, um dos grandes problemas foram as quebras de contrato que aconteceram no fim da última gestão. Segundo ela, muitas empresas que estavam reformando as escolas abandonaram as obras após o fim do primeiro turno das eleições.

“Trinta e três escolas tiveram suas reformas interrompidas por um processo de destrato das empresas, que após o resultado do primeiro turno das eleições paralisaram as obras. Também encontramos falhas nas planilhas, que em muitas escolas não atendiam realmente as necessidades da mesmas. Estamos trabalhando para desburocratizar o processo licitatório para retomar as obras em algumas unidades o mais rápido possível”, explicou.

Recorde – Mesmo em meio à pandemia de Covid-19, a Prefeitura registrou um número recorde de matrículas na Rede Municipal de Ensino. Ao todo, 70.309 alunos estão matriculados em uma das 100 unidades de ensino da rede, superando o ano anterior, que teve 65 mil estudantes inscritos. As aulas seguem online por meio da plataforma Google for Education, além da orientação por WhatsApp e entrega de material impresso.

COMPARTILHE

Bombando em Educação

1

Educação

Unipê ignora revolta de alunos e começa cobrar estacionamento em julho; tarifa diária é de até R$ 10

2

Educação

Startups serão selecionadas na Hackathon do Nordx e receberão investimento do Governo da Paraíba

3

Educação

Aluna da Paraíba recebe cartão do Pé-de-Meia das mãos do presidente Lula durante cerimônia em Brasília

4

Educação

Brasil tem eterna dívida com a educação, diz Lula

5

Educação

Servidores do IFPB fazem assembleia e devem aderir à greve geral das instituições federais