Polêmica na universidade

Alvo da PF, ADUFCG acredita em censura na apreensão de panfletos e pode abrir processo

A PF apreendeu material informativo da entidade na UFCG sob ordem da Justiça Eleitoral, que considerou que os panfletos têm conteúdo em favor de um candidato.

Alvo da PF, ADUFCG acredita em censura na apreensão de panfletos e pode abrir processo

Alvo da PF, ADUFCG acredita em censura na apreensão de panfletos e pode abrir processo — Foto:Reprodução

O diretor social da ADUFCG, Thiago Neves, disse ao ClickPB que amanhã (26) a associação e a ADUEPB, denunciadas, se reunirão com seus setores jurídicos para avaliar se entrarão com ação judicial contra a apreensão do material “Manifesto dos Professores e das Professoras da UFCG”. As diretorias da Associação dos Docentes da Universidade Federal de Campina Grande (ADUFCG) e da Associação dos Docentes da Universidade Estadual da Paraíba (ADUEPB) se reuniram na tarde desta quinta-feira (25) para discutir a operação da Polícia Federal na manhã de hoje.

A PF apreendeu material informativo da entidade na UFCG sob ordem da Justiça Eleitoral, que considerou que os panfletos têm conteúdo em favor de um candidato.

O dirigente informou ao ClickPB que considera a ação um ato de censura e que não foi apreendido material de apoio ao candidato do PT, Fernando Haddad. “Isso é informação falsa. Estão dizendo que foi desarticulado um comitê de campanha do PT, na UFCG. Isso é fake news.”

Thiago Neves explicou ainda sobre os panfletos apreendidos. “Todo manifesto é político, mas não em defesa de um candidato, na forma como as pessoas interpretam. Não há uma sucursal do PT aqui dentro da ADUFCG. Acreditamos em censura. Esse é mais um fato que nos alerta do quanto nesse momento atual estamos com as liberdades ameaçadas, impedidos de expressar nossas ideias. Tudo isso está ameaçado.”

O ClickPB entrou em contato com a assessoria de imprensa da UFCG, a qual informou que ainda não há manifestação da reitoria sobre a ação da Polícia Federal na ADUFCG. Contudo, ontem (24), o reitor assinou uma nota em que defende “o respeito às diferenças, a defesa do convívio saudável, a preservação do interesse acadêmico e, acima de tudo, a preservação do elevado conceito institucional perante a sociedade.”

Veja a nota na íntegra da UFCG.

A Universidade Federal da Paraíba (UEPB) emitiu nota em que defende que “a troca de ideias na Universidade, em relação a quaisquer que sejam as teses, os temas ou mesmo candidaturas, não é de controle, em hipótese alguma, de tribunal algum.”

Veja na íntegra a nota da UEPB.

COMPARTILHE

Bombando em Educação

1

Educação

Dia do Livro: psicóloga destaca obras que auxiliam na compreensão do luto e das perdas para crianças

2

Educação

Desafio Nota 1000 oferece 30 mil vagas em curso de redação para estudantes que vão fazer o Enem

3

Educação

UFPB oferece 40 bolsas no valor de R$ 700 para alunos do programa PET-Saúde; veja como concorrer

4

Educação

Funesc abre seleção para bolsistas na Orquestra Sinfônica da Paraíba; saiba como concorrer

5

Educação

Chapa Terezinha/Mônica recebe apoio do segundo colocado na eleição para Reitor da UFPB em 2020