Suspeitas

Candidatos denunciam suposto vazamento de informações privilegiadas sobre concurso do IFPB

As informações sobre a concorrência do concurso para cada um dos cargos teria sido vazada por funcionários do IFPB.

Candidatos denunciam suposto vazamento de informações privilegiadas sobre concurso do IFPB

Os grupos de conversa entre concurseiros no WhatsApp começaram a repercutir a lista e informações extraoficiais — Foto:Reprodução

A divulgação de supostas informações privilegiadas sobre o concurso do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) levantou suspeitas de concurseiros nesta sexta-feira (12). Logo após a divulgação da suposta lista preliminar de candidatos inscritos no certame, os grupos de conversa entre concurseiros no WhatsApp começaram a repercutir a lista e informações extraoficiais que teriam sido fornecidas por funcionários da própria instituição de ensino. Saiba ao final da matéria como ter certeza da concorrência para cada um dos cargos.    

De acordo com informações da Assessoria de Imprensa do IFPB ao ClickPB, os números de inscritos por cargo não seriam divulgados até a publicação da lista final de candidatos. No entanto, as informações sobre a concorrência do concurso para cada um dos cargos teria sido vazada por funcionários do IFPB.

Um dos candidatos ao concurso publicou no grupo de WhatsApp que o cargo de Assistente em Administração teve 18.176 inscritos. Logo em seguida, outro candidato questionou o primeiro sobre a forma como obteve a informação, já que o site oficial da instituição não diferenciava as inscrições por cargo. O primeiro candidato ainda ironizou e disse que acreditasse quem quisesse, garantindo a veracidade de sua informação. Pouco depois, uma terceira pessoa confirmou a informação do primeiro candidato e ainda publicizou uma suposta tabela com a concorrência de cada cargo. Também questionada sobre como conseguiu o documento, a mulher informou que recebeu de uma amiga do IFPB. Posteriormente, a mulher que repassou a tabela também começou a desconfiar do próprio documento e disse que pode ter sido feita por “alguém aleatório”.

Em várias tentativas de contato com a presidência da Comissão Permanente de Concursos Públicos (Compec), a assessoria de imprensa do órgão informou ao ClickPB que “o IFPB não divulgou e nem vai divulgar a concorrência. O que está rolando nas redes sociais é extraoficial”. O assessor ainda disse que o autor da tabela deve ter feito cálculos estatísticos através dos códigos de cada cargo. O ClickPB ainda questionou se os dados divulgados extraoficialmente correspondem aos oficiais, mas o IFPB negou uma posição sobre o assunto.

Matéria atualizada às 11h36 – uma internauta colaborou com a matéria e informou que para descobrir a concorrência de cada um dos cargos, o candidato pode fazer uma busca (atalho: ctrl + f) no documento usando o ano do concurso, o número do edital e o código do cargo, com os devidos pontos entre os números.

COMPARTILHE

Bombando em Educação

1

Educação

Eleição para novo reitor da UFPB é amanhã e terá 46 mil votantes; conheça propostas de cada chapa

2

Educação

Eleições UFPB: conheça propostas da chapa Terezinha e Mônica

3

Educação

Eleições UFPB: conheça propostas da chapa Valdiney e Rita de Cássia

4

Educação

Alunos, professores e técnicos da UFPB vão às urnas amanhã escolher novo reitorado

5

Educação

Fies 2024: candidatos relatam problemas técnicos com inscrição