Novidade que vem por aí

A Rede Click vai trazer muitas novidades. Você vai poder enviar notícias através do VCnoClick, anunciar gratuitamente seus produtos e serviços no Click Classificados e concorrer a prêmios com o Click Vantagens.

Deixe seu contato e seja um dos primeiros a ser avisado quando a Rede Click entrar no ar!

Por favor insira um e-mail válido
Contato registrado com sucesso!

Educação

Editoria sobre Educação ir para editoria →

5ª etapa

Cerca de 10 mil estudantes voltam às salas de aula nesta quarta-feira em João Pessoa

São estudantes do 6° e 7° anos do Ensino Fundamental e dos ciclos III é IV da EJA.

São estudantes do 6° e 7° anos do Ensino Fundamental e dos ciclos III é IV da EJA. (Foto: Reprodução)

Por

Cerca de 10 mil estudantes voltaram às salas de aula nesta quarta-feira (22), na rede municipal de ensino de João Pessoa. São estudantes do 6° e 7° anos do Ensino Fundamental e dos ciclos III é IV da EJA. 

Esse grupo compõe a quinta etapa do planejamento para retorno presencial após um ano e meio de ensino remoto.

O momento foi acompanhado pelo prefeito Cícero Lucena na Escola Chico Xavier, no Jardim Oceania. 

"Graças a Deus e ao planejamento feito pela Educação estamos tendo um retorno bastante tranquilo e mantendo padrão de higienização e protocolos sanitários. Temos avançado com segurança e agora com um reforço, que é a vacinação dos adolescentes, algo que sempre defendi. Esperamos até o final de setembro poder concluir a faixa 12+", afirmou Cícero Lucena. 

Com a nova etapa, a Secretaria Municipal de Educação (Sedec) contabiliza 52 mil alunos em sala de aula, o que representa 71% dos alunos das escolas que retornaram.

Outras 43 unidades seguem oferecendo apenas aulas remotas devido às reformas que estão sendo realizadas nos prédios. 

Para o Ensino Fundamental, o atendimento educacional semanal foi organizado com atividades pedagógicas presenciais e remotas. As segundas, quartas e sextas-feiras destinam-se ao atendimento presencial com quatro horas diárias para cada turno escolar, de modo que, por semanas alternadas, os dois grupos, A e B, possam estar presencialmente com seus professores.

Para os anos iniciais, especificamente nesses dias, deverão ser incluídas uma aula de Arte e outra de Educação Física, ambas com duração de 50 minutos para todas as turmas. As terças e quintas-feiras ficam reservadas para as aulas remotas e higienização dos espaços das unidades de ensino.

De acordo com a secretária da Sedec, América Castro, a alternância em grupos é necessária para garantir o distanciamento entre os estudantes. Além disso, estão sendo aplicadas medidas sanitárias e a realização de testagem por amostragem.

"Estipulamos uma diferença de 15 dias entre cada etapa para podermos fazer esta testagem de alunos e professores. Isso vai continuar sendo feito", explicou. 

Cada unidade escolar conta com um comitê que acompanha as ações no retorno. O objetivo é garantir tranquilidade e segurança na retomada.

A retomada foi marcada por solenidade com hasteamento dos pavilhões nacional, estadual e municipal e pela entoação do hino brasileiro. 

Semana da árvore 

O prefeito ainda participou do plantio de duas mudas de Pau Brasil na Escola Chico Xavier. A ação acontece na semana em que se comemorou o Dia da Árvore (20 de setembro). Em alusão à data, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente tem realizado uma programação especial. 

Nesta quinta (22) será feito o plantio de 30 mudas de coqueiros no Bessa às 7h30. Às 14h serão colocadas placas indicativas de Área de Preservação Permanente (APP) e plantio de 15 mudas de Pau Brasil, ipês e algodão da praia no Bairro dos Estados. Já na sexta (24), às 9h, haverá o plantio de cinco mudas de Pau Brasil e ipês no conjunto Vieira Diniz.

Calendário de retorno presencial das aulas

  • 08/09 – 1° e 2° anos do Ensino Fundamental e ciclos I e II da EJA
  • 15/09 – 3° ao 5° anos do Ensino Fundamental
  • 22/09 – 6° e 7° anos do Ensino Fundamental e ciclos III e IV do EJA
  • 29/09 – 8° e 9° anos do Ensino Fundamental e Creis (2 anos e berçário)

Semanas alternadas

Creis

1° semana – grupo A
2° semana – grupo B

Pré-escola, anos iniciais e finais e EJA

1ª Semana

Grupo A: segundas, quartas e sextas (presencial); terças e quintas (remoto)

2ª Semana

Grupo B: segundas, quartas e sextas (presencial); terças e quintas (remoto)

Compartilhe:

Comentários (0)

Comentar

Destaque

ir para editoria →

UFPB publica portaria estabelecendo retorno dos trabalhos presenciais de servidores até o final de outubro

Secretária diz que ainda há professores em João Pessoa que não se vacinaram contra Covid-19 e serão chamados para conversa

Secretária diz que obras inacabadas nas escolas municipais atrapalharam retomada do ensino presencial em João Pessoa

Procon inicia nesta sexta inscrição dos alunos da Rede Pública Municipal para curso em Direito do Consumidor em João Pessoa