Educação

Complexo de Práticas Jurídicas do Unipê é o maior do Nordeste

Curso de Direito da Instituição é o único privado da Paraíba que possui três selos “OAB Recomenda”, além de ser o curso que mais aprova no Exame da OAB há 3 anos, atestando a qualidade do melhor do estado.

Unipê, Alunos, Transferência,

Alunos ameaçam se transferir do Unipê (Foto: reprodução)

A formação pelo curso de Direito do Unipê é uma das mais acertadas do Nordeste: são mais de 50 anos de existência, tendo hoje o maior complexo de Práticas Jurídicas da região. A graduação se destaca por ofertar aos alunos a oportunidade de atuar na prática com casos reais em seus programas, projetos, convênios de estágios e extensões, a fim de garantir um ensino-aprendizagem de qualidade e entregar à sociedade profissionais de excelência.

Blocos do curso de Direito do Unipê. (Crédito: Unipê).
Blocos do curso de Direito do Unipê. (Crédito: Unipê).

Serviços à comunidade e vivência prática

O complexo atende a toda a população e oportuniza vivências da advocacia aos alunos: são, por exemplo, dois escritórios na Justiça Estadual, e um para a Justiça Federal. Para o primeiro, parceria com o Tribunal de Justiça do Estado da Paraíba (TJPB), os estudantes atuam em dois Juizados Especiais Cíveis.

Já no Escritório de Prática Jurídica Federal do Unipê na Justiça Federal de Primeira Instância na Paraíba (JFPB), atendem o público hipossuficiente – que não tem condições de arcar com as despesas de um processo jurídico no âmbito da Justiça Federal.

“É uma ferramenta importantíssima para o acesso à justiça de pessoas hipossuficientes”, assinala o coordenador da graduação em Direito do Centro Universitário, Prof. Me. Antônio Toscano.

Escritório de Prática Jurídica Federal do Unipê na JFPB. (Crédito: Divulgação).
Escritório de Prática Jurídica Federal do Unipê na JFPB. (Crédito: Divulgação).

A Justiça do Trabalho e o Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB) também são parceiras do Unipê, disponibilizando vagas de estágios, além da Secretaria de Segurança Pública que, por meio de convênio, também recebe estudantes estagiários em delegacias especializadas da Central de Polícia.

Ainda através do Unipê, um projeto de extensão com mais de 20 anos fortalece a relação da academia com a comunidade: o Centro de Atendimento Jurídico Popular (CAJUP) dá assistência e orientação jurídica à população que mais precisa desses serviços. O CAJUP ocorre nos espaços dos Centros de Referência da Cidadania (CRCs) dos bairros do Cristo Redentor, Mangabeira e Mandacaru, em João Pessoa.

Inovação, vivência prática e credibilidade

E os estágios do Unipê para o curso de Direito abrangem ainda carreiras em ascensão em todo o mundo: Mediação e Arbitragem. A Instituição é pioneira ao desenvolver práticas nessas áreas com o seu Grupo de Estudos em Arbitragem, Comércio Exterior e Mediação (GEACE).

“Essa interação e troca de conhecimento é fundamental dada a importância da problemática e capacidade de uma atuação proativa”, considera Antônio Toscano.

Somando-se a tudo isso, os estudantes de Direito do Unipê ainda contam com o projeto Circuito Federal, que é uma semana de aprendizado prático feito nos corredores do Poder em Brasília, contribuindo para o conhecimento e o desenvolvimento de experiências culturais.

Dentre elas, por exemplo, os estudantes já visitaram o Supremo Tribunal Federal (STF), Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Palácio do Planalto, Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), Tribunal Regional Federal 1ª Região, a Procuradoria Geral da República (PGR) e o Complexo da Papuda.

Os alunos ainda participam de competições nacionais com estudantes de Direito de outras Instituições da Cruzeiro do Sul Educacional, grupo do qual o Unipê faz parte. Recentemente, por exemplo, uma aluna da graduação ganhou a IV Jornada de Sustentação Oral no Tribunal Superior do Trabalho (TST) 2023, em Brasília (DF), conhecendo de perto ministros e ministras da Corte Superior Trabalhista brasileira.

Mayara Trajano dos Santos, aluna de Direito do Unipê. (Crédito: Divulgação).
Mayara Trajano dos Santos, aluna de Direito do Unipê. (Crédito: Divulgação).

“É uma satisfação imensa, como mulher, como paraibana, como sertaneja, poder ser reconhecida pela Eminente Ministra Katia Magalhães Arruda e pelos Eminentes Ministros Maurício Godinho Delgado e José Roberto Freire Pimenta, membros da mais alta corte trabalhista do país, a quem sempre admirei de longe. Contudo, essa não é uma vitória de um dia, mas sim uma congratulação pelos milhares de pequenas vitórias que ultrapasso todos os dias nessa caminhada rumo ao exercício da advocacia”, contou Mayara Trajano dos Santos, aluna do curso.

“O nosso curso é referência na Paraíba. Além de termos um corpo docente formado em sua totalidade por mestres e doutores, a graduação em Direito do Unipê é a única do estado que possui três selos ‘OAB Recomenda’, do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, pela sua tradição, estrutura e pelos instrumentos pedagógicos avançados. Assim, corrobora ainda mais o nosso esforço para a excelência na qualidade da educação jurídica”, pontua o coordenador Toscano.

Aos que fazem a graduação no Unipê, a formação pode ser aprofundada por meio da educação continuada. São diversos cursos de especialização no Direito, a fim de tornar profissionais especialistas em áreas específicas, como Direito e Processo do Trabalho e Previdenciário, além disso, o Centro Universitário de João Pessoa é a única Instituição privada de ensino superior que oferta um Programa de Pós-Graduação em Direito, nível mestrado acadêmico, garantindo, assim, um percurso formativo mais sólido.

Quer ser um (a) profissional do Direito?

O curso de Direito do Unipê possui uma inigualável infraestrutura e avançados instrumentos pedagógicos disponibilizados para os seus docentes e discentes, sendo um referencial de reconhecimento e qualidade no Estado da Paraíba e na região Nordeste. Saiba mais!

COMPARTILHE

Bombando em Educação

1

Educação

Paraíba lança edital para adesão de instituições de ensino superior públicas e privadas ao Programa de intercâmbio

2

Educação

Unipê rejeita termos do Procon sobre cobrança de estacionamento e secretário diz que órgão vai “atuar na forma da lei”

3

Educação

MEC volta a adiar divulgação da segunda chamada do Prouni

4

Educação

Professores de Santa Rita deflagram greve a partir da próxima semana; magistério alega ‘inércia’ da prefeitura com a classe

5

Educação

Após cobrança do Unipê, Assembleia aprova projeto de lei para gratuidade em estacionamentos de faculdades privadas na Paraíba