Entenda

Colégio Agrícola da UFPB abre inscrições para cursos técnicos com 460 vagas em Bananeiras

Os cursos ofertados podem ser presenciais ou a distância, com aulas iniciando em fevereiro e julho de 2026.

UFPB. (foto: reprodução/arquivo)

UFPB. (foto: reprodução/arquivo)

O Colégio Agrícola Vidal de Negreiros (CAVN), vinculado à Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em Bananeiras, abriu inscrições para seleção de estudantes para cursos técnicos gratuitos com 460 vagas. Os cursos ofertados podem ser presenciais ou a distância, com aulas iniciando em fevereiro e julho de 2026.

Conforme observou o ClickPB, as vagas sãos distribuídas entre cursos técnicos de nível médio nas modalidades Integrado, Subsequente e EJA (Educação de Jovens e Adultos).

As inscrições devem ser feitas online, através do site do CAVN, até o dia 7 de dezembro de 2025. Não há cobrança de taxa de inscrição.

Modalidades e cursos

Integrado ao Ensino Médio: o aluno cursa o Ensino Médio e o curso técnico ao mesmo tempo. Podem se inscrever estudantes que concluíram (ou estejam concluindo em 2025) o 9º ano do Ensino Fundamental e tenham menos de 18 anos.

Cursos: Agropecuária e Agroindústria, ofertados nos turnos manhã e tarde, com aulas a partir de fevereiro de 2026.

Subsequente: voltado a quem já concluiu o Ensino Médio e deseja obter formação técnica profissional.

Cursos presenciais: Agropecuária, Agroindústria, Nutrição e Dietética, Paisagismo, Veterinária e Laboratório de Ciências da Natureza.

Curso a distância (EAD): Aquicultura.

• PROEJA (Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos): destinada a pessoas com mais de 18 anos que concluíram o Ensino Fundamental e querem retomar os estudos, no ensino médio junto com uma formação técnica.

Curso: Guia de Turismo, ofertado no turno da noite, com direito a bolsa permanência de R$ 300,00 mensais durante o período letivo. As aulas dessa turma serão realizadas na Escola Municipal de Ensino Fundamental João Paulo II no Distrito de Roma, Bananeiras (PB).

Sobre a seleção

Os estudantes serão selecionados com base no histórico escolar do candidato. Será observador as notas das disciplinas de Português, Matemática e Ciências do 8º ano (para cursos integrados) ou Português, Matemática e Biologia, do 1º e 2º anos (para cursos subsequentes).

Os candidatos aos cursos das modalidades Subsequente e Proeja devem estar atentos durante inscrições, pois há turmas com ingresso em fevereiro e outras apenas em junho de 2026.

O resultado preliminar será divulgado no dia 12 de dezembro de 2025.

Foto: Divulgação/UFPB

Sobre o CAVN

O campus conta com mais de 40 laboratórios em diferentes áreas, docentes e técnicos administrativos mestres e doutores, alojamento estudantil, restaurante universitário, biblioteca, piscina, quadras esportivas, banda marcial, apoio pedagógico, salas amplas e equipadas.

O CAVN também oferece atividades esportivas, artísticas e culturais, transporte para visitas técnicas, lavanderia, salas de jogos e espaços de convivência.

COMPARTILHE

Bombando em Educação

1

Educação

Enem: quem perdeu o primeiro dia de prova pode fazer o segundo?

2

Educação

Professora da UFPB é primeira mulher eleita presidente da Academia Brasileira de Música

3

Educação

Cátia de França faz show de inauguração do Cidade da Imagem no Conventinho, em João Pessoa

4

Educação

Campeão Olímpico, Arthur Zanetti, se apresenta amanhã em Torneio de Ginástica Artística em João Pessoa

5

Educação

Inep divulga hoje gabarito do 1º dia de provas do Enem 2025