Novidade que vem por aí

A Rede Click vai trazer muitas novidades. Você vai poder enviar notícias através do VCnoClick, anunciar gratuitamente seus produtos e serviços no Click Classificados e concorrer a prêmios com o Click Vantagens.

Deixe seu contato e seja um dos primeiros a ser avisado quando a Rede Click entrar no ar!

Por favor insira um e-mail válido
Contato registrado com sucesso!

Educação

Editoria sobre Educação ir para editoria →

Educação

Enem 2021: gabarito oficial das provas é divulgado

Gabarito só permite que o aluno saiba seu número total de acertos, mas resultado com a nota final (provas objetivas e redação) sai em 11 de fevereiro.

Gráfico da prova convencional do Enem aplicada em Ribeirão Preto, SP. (Foto: Ronaldo Gomes/EPTV)

Por

Os gabaritos oficiais do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 já estão disponíveis. As informações divulgadas nesta quarta-feira (1º) valem tanto para a versão impressa quanto para a digital das provas.

A questão 157 da prova rosa foi anulada. Como adiantou o g1, a questão sobre Copa do Brasil não possuía entre as opções uma resposta correta. O item apareceu na prova azul como questão 138, como 155 da prova cinza e 178 da prova amarela.

É possível acessar os gabaritos no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela aplicação da prova.

Confira os gabaritos:

1º dia - prova azul

— Foto: Reprodução/Inep

1º dia - prova rosa

— Foto: Reprodução/Inep

1º dia - prova branca

— Foto: Reprodução/Inep

1º dia - prova amarela

— Foto: Reprodução/Inep

2º dia - prova azul

— Foto: Reprodução

2º dia - prova rosa

— Foto: Reprodução

2º dia - prova cinza

— Foto: Reprodução

2º dia - prova amarela

— Foto: Reprodução

O gabarito só permite que o aluno saiba seu número total de acertos.

Isso porque, como a prova é corrigida pela Teoria de Resposta ao Item (TRI), a nota final não é calculada apenas com base na porcentagem de respostas corretas.

Esse sistema de correção detecta a coerência no desempenho do estudante - ele reconhece o “acerto ao acaso”, ou seja, o “chute”, e atribui uma pontuação menor.

Por isso, no Enem, dois candidatos podem acertar exatamente a mesma quantidade de questões, mas tirar notas bem diferentes.

Um exemplo: se um aluno acertou as 5 questões mais difíceis, mas errou as mais fáceis, provavelmente "chutou" as alternativas. Seu desempenho é considerado incoerente, e a pontuação para cada acerto é reduzida.

Compartilhe:

Comentários (0)

Comentar

Destaque

ir para editoria →

Prefeito de Cabedelo anuncia reajuste para a Educação com pagamento do piso nacional em 2022 e diz que haverá aumento para outras categorias

Começam nesta segunda-feira as matrículas para alunos novatos nas escolas estaduais da Paraíba

Novos cursos de pós-graduação miram gestão, franquias e ecommerce

Filas para matrícula de novatos na rede municipal são registradas em João Pessoa e secretária garante que há vagas para todos