Burocracia

Estudante denuncia que retenção de diplomas pelo Unipê atrasa registro e impede concluintes de trabalhar

"Em uma crise dessa que o Brasil passa, a gente está perdendo oportunidade de emprego", disse o estudante que denunciou o caso ao ClickPB.

Estudante denuncia que retenção de diplomas pelo Unipê atrasa registro e impede concluintes de trabalhar

São cerca de 20 estudantes de Fisioterapia e outros de vários cursos que se sentem prejudicados com essa demora na colação de grau e na entrega do diploma pelo Unipê — Foto:Walla Santos/ClickPB/Arquivo

Alunos que concluíram curso no Unipê, em João Pessoa, denunciaram ao ClickPB que o centro universitário está retendo os diplomas dos concluintes. De acordo com a denúncia recebida pelo portal, a instituição pretende entregar os documentos somente em agosto deste ano, após a colação de grau, agendada para dois meses depois da conclusão da graduação.

O aluno que denunciou o caso ao ClickPB disse que o Unipê adiou a colação de grau da turma dele para poder unificar as cerimônias de colação de grau de várias turmas. “Em uma crise dessa que o Brasil passa, a gente está perdendo oportunidade de emprego. O que não pode acontecer é que os alunos não podem ficar à mercê da boa vontade da instituição em fazer uma colação de grau conjunta e deixar (estudantes) mais de dois meses desempregados. Isso não é aceitável”, disse o estudante que denunciou o caso ao ClickPB.

O Unipê disponibiliza declaração de conclusão de curso para os interessados. Mas, segundo o estudante que procurou o portal, “nessa declaração eles colocam que o aluno ainda é regularmente matriculado na instituição. Essa declaração não é válida para dar entrada no pedido de registro profissional porque o órgão atesta que você ainda é aluno e que não concluiu o curso.”

“Fisioterapia, como é uma profissão autônoma, todos os alunos formados estão deixando de trabalhar (sem conseguir o diploma)”, completou o estudante, que disse também que matriculados em outros cursos também estão sofrendo com essa demora.

Na Resolução nº 61 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE) do Unipê, consta a justificativa de que a antecipação da colação de grau somente estará disponível para os casos em que o aluno precisar realizar concurso público ou mestrado.

“Art. 1º Autorizar antecipação da data de Colação de Grau, exclusivamente, para o formando, nas seguintes condições:

a) Aprovado em concurso público com convocação comprovada para tomar posse no cargo, em data anterior à solenidade de Colação de Grau estabelecida pela instituição: ou

b) Aprovado em processo seletivo em programa stricto sensu, cuja data da matrícula seja comprovadamente anterior à data oficial estabelecida pela instituição para a solenidade de Colação de Grau.”

Ainda de acordo com o aluno, são cerca de 20 estudantes somente de Fisioterapia que se sentem prejudicados com essa demora na colação de grau e na entrega do diploma. Outros matriculados de vários outros cursos também reclamam da situação.

Atualização

Em nota enviada ao ClickPB, na noite dessa terça-feira (2), o Unipê esclareceu que possibilita a entrega de diploma antes da colação de grau também nos casos em que o concluinte comprovar participação em processo seletivo para vagas de emprego, mesmo que esteja na Resolução nº 61 do Consepe que essa concessão se dá apenas nos casos de seleção em mestrado e em concurso público.

Veja a nota na íntegra.

NOTA À IMPRENSA

O Centro Universitário de João Pessoa – Unipê segue a resolução nº 61 do Consepe, que somente confere diploma antes da colação de grau para os casos em que o aluno comprovadamente for aprovado em concurso público ou mestrado, cujo processo de início for anterior à data de colação de grau agendada. Ainda assim, em casos excepcionais, é possível que o pedido seja avaliado, desde que seja apresentada alguma comprovação como a participação em processos seletivos para vagas de emprego em empresas privadas, por exemplo. O Centro Universitário reitera que não há qualquer retenção de diplomas, reforçando ainda seu diferencial por ser uma das poucas instituições de ensino a entregar o diploma no ato da colação de grau, ação praticada por poucas instituições de ensino no país.

COMPARTILHE

Bombando em Educação

1

Educação

Convocação da lista de espera do Fies é prorrogada até 17 de maio

2

Educação

Termina hoje prazo para pedir isenção da taxa de inscrição do Enem 2024

3

Educação

Resultado da eleição na UFPB deve sair na madrugada de amanhã

4

Educação

Eleição: alunos, professores e técnicos da UFPB vão às urnas hoje para escolher novo reitorado

5

Educação

Eleição para novo reitor da UFPB é amanhã e terá 46 mil votantes; conheça propostas de cada chapa