Novidade que vem por aí

A Rede Click vai trazer muitas novidades. Você vai poder enviar notícias através do VCnoClick, anunciar gratuitamente seus produtos e serviços no Click Classificados e concorrer a prêmios com o Click Vantagens.

Deixe seu contato e seja um dos primeiros a ser avisado quando a Rede Click entrar no ar!

Por favor insira um e-mail válido
Contato registrado com sucesso!

Educação

Editoria sobre Educação ir para editoria →

Ensino

Estudo mostra que EaD deve ultrapassar ensino presencial até o final de 2022

Os dados vão ao encontro das informações disponibilizadas pelo Inep

Ensino a distância se consolida também no segmento corporativo

Por

Um levantamento da ABMES (Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior) prevê que o EaD (Ensino a Distância) tende a superar o presencial em 2022. Segundo o balanço, a procura pela modalidade aumentou 59% entre 2020 e 2021, em comparação aos anos anteriores. 

Os dados vão ao encontro das informações disponibilizadas pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) e pelo MEC (Ministério da Educação), que apontam que os cursos de EaD no país em 2020 receberam mais matrículas do que os presenciais, tanto na rede pública quanto na privada, conforme indicativos do Censo da Educação Superior 2020, divulgado em fevereiro. 

Dos mais de 3,7 milhões de ingressantes de 2020 em instituições públicas e privadas, mais de 2 milhões (53,4%) optaram pela modalidade remota e 1,7 milhão (46,6%), pela presencial, conforme noticiado pela Agência Brasil.

Com a adoção e avanço de regimes de trabalho como home office, anywhere office e trabalho híbrido, as empresas precisaram digitalizar cada vez mais suas rotinas. Em 2021, os cursos corporativos online representaram 37% das horas investidas em capacitação e desenvolvimento, segundo dados da Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD)

Processos de onboarding, feedbacks, treinamentos e outras atividades educacionais corporativas que eram realizadas sempre presencialmente, têm se adaptado às telas do celular e do computador. 

“Um processo de onboarding bem feito garante resultados melhores e pessoas mais motivadas desde o início”, aponta o fundador da DNA Conteúdo, consultoria de experiências educacionais digitais corporativas, Eduardo Mitelman. “A prática tem como objetivo integrar o novo colaborador à equipe. Nesse momento, é importante apresentar a cultura, formas de operação e organização, fazendo com que o novo funcionário se torne, de fato, parte da equipe. E é plenamente possível realizar essa etapa no formato EaD, desde que se pense em experiências de aprendizagem digital personalizadas”, ressalta.
 
Segundo o relatório “Tendências de Gestão de Pessoas em 2022”, realizado pelo Great Place to Work (GPTW), a adoção de novas políticas de trabalho foi o maior desafio (59%) enfrentado pelas empresas em 2021, seguido da comunicação interna (49,2%) e o desenvolvimento de lideranças (39,8%). 

Isso demonstra que a adoção do formato híbrido ou remoto continua sendo um grande desafio para as companhias, que precisam encontrar as tecnologias adequadas para dar conta de manter o fluxo de informações e, ainda mais importante, descobrir os processos ideais para que todas as pessoas da equipe se sintam igualmente contempladas na troca de informações organizacionais.

Compartilhe:

Comentários (0)

Comentar

Em cumprimento à Legislação Eleitoral, o Portal ClickPB não publicará os comentários dos leitores. O espaço para a interação com o público voltará a ser aberto logo que as eleições de 2022 se encerrarem.

Destaque

ir para editoria →

UFPB e PMJP assinam convênio para estudo voltado à estabilização da falésia do Cabo Branco com investimentos de R$ 988 mil

MEC prorroga prazo para confirmação de informações do Prouni

Fies abre inscrições para segundo semestre de 2022 nesta terça; veja calendário completo

Coletivo Online recebe inscrições para curso gratuito de empregabilidade até domingo, dia 7