Prova Brasil 2015

Fundação Lemann divulga dados de aprendizado de alunos da PB em Português e Matemática

Os dados divulgados são baseados no resultado da Prova Brasil 2015, que avaliou o desempenho dos estudantes de 5º e 9º ano em Português e Matemática

Fundação Lemann divulga dados de aprendizado de alunos da PB em Português e Matemática

As piores médias são as referentes ao aprendizado de Matemática no 9º ano — Foto:Walla Santos

O desempenho escolar dos estudantes da rede pública do 5º e 9º ano da Paraíba em relação às disciplinas de Português e Matemática ficou abaixo da média nacional, de acordo com os resultados da Prova Brasil de 2015. Os dados foram organizados e divulgados pela palataformaQEdu, da Fundação Lemann.

Dentre os alunos do 5º ano de escolas municipais e estaduais, 35% aprenderam o adequado na competência de leitura e interpretação de textos (Português) enquanto que 25% aprenderam o adequado na competência de resolução de problemas (Matemática). Já a média brasileira ficou em 50% e 39% nas disciplinas de Português e Matemática, respectivamente.

Aprendizado dos alunos na Paraíba

Aprendizado dos alunos no Brasil

Mapa do aprendizado na Paraíba

Em relação aos alunos do 9º ano na Paraíba, 19% aprenderam o adequado na competência de leitura e interpretação de textos (Português) e apenas 6% demonstraram o aprendizado adequado em relação à resolução de problemas (Matemática). A média brasileira apresentada foi de 30% e 14% nas disciplinas de Português e Matemática até o 9º ano, respectivamente.

Também foram divulgadas as médias de aprendizado dos alunos de cada município paraibano. As piores médias são as referentes ao aprendizado de Matemática no 9º ano. Em todo o estado, dos 37.016 alunos do 9º ano, apenas 2.475 demonstraram o aprendizado adequado em Matemática. Já dentre os 39.843 alunos do 5º ano, 8.784 demonstraram o aprendizado adequado em Matemática.

As médias de Português na Paraíba são um pouco melhores. Dos 39.843 alunos do 5º ano, 13.936 demonstraram o aprendizado adequado em Português. Enquanto que dos 37.016 alunos do 9º ano, 6.938 demonstraram o aprendizado adequado na disciplina.

Acompanhe mais notícias do ClickPB nas redes sociais:
 FacebookTwitterYoutube e Instagram
Entre em contato com a redação do ClickPB: 
Telefone: (83) 99624-4847
WhatsApp: (83) 99624-4847
E-mail: [email protected]

COMPARTILHE

Bombando em Educação

1

Educação

Resultado da eleição na UFPB deve sair na madrugada de amanhã

2

Educação

Eleição: alunos, professores e técnicos da UFPB vão às urnas hoje para escolher novo reitorado

3

Educação

Eleição para novo reitor da UFPB é amanhã e terá 46 mil votantes; conheça propostas de cada chapa

4

Educação

Eleições UFPB: conheça propostas da chapa Terezinha e Mônica

5

Educação

Eleições UFPB: conheça propostas da chapa Valdiney e Rita de Cássia