Cautela

Governadora do Rio Grande do Norte diz que aulas presenciais da rede pública do estado só voltam em 2021

Governadora do Rio Grande do Norte anunciou a decisão nesta terça-feira. Escolas privadas do estado voltam a ter atividades presenciais no dia 5 de outubro.

Governadora do Rio Grande do Norte diz que aulas presenciais da rede pública do estado só voltam em 2021

Governadora optou por não reabrir as escolas da rede pública este ano — Foto:Waldemir Barreto/Agência Senado

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, anunciou nas redes sociais nesta terça-feira (8) que só autorizará o retorno de aulas presenciais na rede pública do estado para 2021.

”Ouvindo o nosso Comitê Científico que aponta um retorno para o dia 5 de outubro com a necessidade de um retorno com condições sanitárias seguras, ouvindo também as entidades que fazem o Comitê Setorial da Educação, em especial a SEEC-RN [Secretaria de Educação e Cultura] e a Undime RN [União dos Dirigentes Municipais de Educação], ciente de que a pandemia não acabou nem no Estado, nem no Brasil e nem no mundo, e visto que o Governo Federal ainda não disponibilizou recursos financeiros complementares, necessários e urgentes, para atender às demandas dos protocolos de biossegurança nas escolas públicas, informo que no próximo Decreto autorizaremos a Rede de Educação Pública do RN a só retornar as atividades presenciais em 2021”, escreveu a governadora no Instagram.

Ela destacou, porém, que a decisão é referente apenas à rede pública. As escolas privadas do Rio Grande do Norte seguem com a perspectiva de voltar a ter atividades presenciais no dia 5 de outubro.

Ainda segundo o texto da governadora, a última pesquisa do Ibope aponta que 72% dos brasileiros não retornariam às atividades presenciais enquanto não existir uma vacina contra o Coronavírus. Uma enquete realizada pela Intertv, no Rio Grande do Norte, sinaliza que 78% são contrários ao retorno às aulas presenciais e a enquete realizada pela SEEC-RN e UNDIME demonstrou que 79% da comunidade escolar optou pelo não retorno às atividades escolares presenciais.

Em 2020, as escolas darão continuidade às atividades não presenciais aplicando, um plano de recuperação das aprendizagens com os estudantes concluintes, intensificando aulões, cursinhos, aulas online preparatórias para os exames do Instituto Federal e Enem, por meio televisivo, plataformas digitais, materiais impressos, entre outras.

O plano de retomada das atividades dos Sistemas Estadual e Municipais, priorizará a preparação das estruturas pedagógicas, físicas e de pessoal das escolas, para atender aos protocolos normativo-pedagógico e de biossegurança, assegurando a aprendizagem, a segurança e a proteção dos estudantes e dos profissionais da educação, articulando os anos de 2020 e 2021 na organização curricular.

COMPARTILHE

Bombando em Educação

1

Educação

Unipê ignora revolta de alunos e começa cobrar estacionamento em julho; tarifa diária é de até R$ 10

2

Educação

Startups serão selecionadas na Hackathon do Nordx e receberão investimento do Governo da Paraíba

3

Educação

Aluna da Paraíba recebe cartão do Pé-de-Meia das mãos do presidente Lula durante cerimônia em Brasília

4

Educação

Brasil tem eterna dívida com a educação, diz Lula

5

Educação

Servidores do IFPB fazem assembleia e devem aderir à greve geral das instituições federais