Novidade que vem por aí

A Rede Click vai trazer muitas novidades. Você vai poder enviar notícias através do VCnoClick, anunciar gratuitamente seus produtos e serviços no Click Classificados e concorrer a prêmios com o Click Vantagens.

Deixe seu contato e seja um dos primeiros a ser avisado quando a Rede Click entrar no ar!

Por favor insira um e-mail válido
Contato registrado com sucesso!

Educação

Editoria sobre Educação ir para editoria →

Novidade

Governo da Paraíba lança Programa Integra Educação para melhorar aprendizagem no ensino fundamental

Serão beneficiados aproximadamente 12 mil professores e 200 mil estudantes.

Programa deve melhorar a aprendizagem no ensino fundamental com parceria entre estado e municípios (Foto: Secom-JP)

Por

O governador da Paraíba, João Azevêdo, lançou na manhã desta segunda-feira (12) o Programa Integra Educação, um programa de regime de colaboração em educação, que tem como objetivo alfabetizar 100% das crianças paraibanas na idade certa, assim como corrigir o déficit de aprendizagem e a distorção idade-ano dos estudantes das redes estadual e municipais de ensino. 

Serão beneficiados aproximadamente 12 mil professores e 200 mil estudantes com o objetivo maior de melhorar cada vez mais os indicadores da educação básica. Ao lado do secretário de Estado da Educação, Cláudio Furtado, o governador assinou a proposta do programa, que segue para aprovação na Assembleia Legislativa da Paraíba.

O Integra Educação PB tem como metas até o ano de 2022 ter 100% dos estudantes do 2º ano alfabetizados e assegurar a alfabetização completa até o 5º ano, a partir do estabelecimento da cultura de monitoramento de resultados, aplicação de avaliações diagnósticas e formação continuada para equipes escolares.

O programa prevê a criação de um Painel da Alfabetização da Paraíba, e deve ter monitoramento dos resultados a cada dois meses. A Secretaria de Educação aposta em um planejamento estratégico, baseado em metas e com avaliação periódica para melhorar a aprendizagem no ensino fundamental.

Dentre as estratégias de ações para atingir os resultados serão adotadas avaliações em larga escala para os municípios paraibanos, sequências didáticas com foco na alfabetização, sistema online de gestão de dados escolares (caderneta online), consultoria para implantação de escolas em tempo integral, formação continuada em gestão pedagógica, gestão escolar e protagonismo infanto-juvenil para todos os professores dos municípios parceiros e criação do painel de alfabetização da Paraíba, consolidando estudante a estudante as habilidades aprendidas ao longo do bimestre para apoiar o planejamento do professor.

Outro objetivo, segundo João Azevêdo, é reduzir a taxa de abandono escolar a 1%. ''O ideal seria não haver abandono, mas vamos tentar pelo menos reduzir esse abandono para que seja mínimo''.

O governador também afirmou que a Paraíba deve ter pelo menos uma escola integral em cada município ainda este ano e, com isso, se tornar o estado com mais escolas em tempo integral de todo o país.

Compartilhe:

Comentários (0)

Comentar

Destaque

ir para editoria →

IFPB encerra nesta terça-feira as inscrições para seleção especial com 708 vagas em cursos superiores

IFPB inscreve até esta terça-feira para seleção especial com 708 vagas em cursos superiores

Em visita à Paraíba, ministro diz que vetou material didático sobre gênero e defende Bolsonaro: "podem acusá-lo de tudo, menos de ser corrupto"

Ministro da Educação desembarca na Paraíba e vai à UFPB para reunião com reitor e Aula Magna