Só vacinados

IFPB contraria diretriz do Ministério da Educação e aprova exigência do passaporte vacinal: “temos autonomia”

De acordo com a instituição, a vacinação é uma medida básica de proteção individual e coletiva e é uma forma de garantir o planejamento e execução do retorno presencial gradual e seletivo.

IFPB contraria diretriz do Ministério da Educação e aprova exigência do passaporte vacinal: "temos autonomia"

Atualmente, todos os estudantes do IFPB já correspondem à cobertura vacinal contra a covid-19. — Foto:Walla Santos

O Colégio de Dirigentes do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) aprovou nesta segunda-feira (3) a obrigatoriedade da apresentação do comprovante vacinal para as atividades presenciais na instituição. De acordo com o instituto, a medida visa garantir o retorno seguro às atividades presenciais, por meio do planejamento que vem sendo realizado há meses.

A exigência, no entanto, contraria o despacho publicado pelo ministro da Educação, Milton Ribeiro, no dia 30 de dezembro, que estabelece que as instituições de ensino federais não podem cobrar vacinação contra covid-19 como condição para o retorno às atividades presenciais. 

Um dia após a publicação, o IFPB divulgou uma nota indicando que o instituto já vinha discutindo adotar o procedimento de controle “como forma de garantir o planejamento e execução do retorno presencial gradual e seletivo, entendendo que a vacinação é uma medida básica de proteção individual e coletiva”.

“O MEC emitiu aquele despacho, mas isso é um quadro evolutivo, vamos dizer assim. Nós temos a nossa autonomia para tomar a nossa decisão. Inclusive, nós alinhamos a medida às orientações de órgãos da saúde e da comunidade científica. Essa é a nossa intenção”, disse a pró-reitora de Ensino, Mary Roberta, ao ClickPB.

Ainda de acordo com a medida, será formalizado um Grupo de Trabalho de Comunicação para criar campanhas educativas, com a intenção de conscientizar a comunidade sobre a importância da vacinação aliada a adoção dos protocolos desenvolvidos pelo IFPB com base em estudos científicos.

Atualmente, todos os estudantes do IFPB correspondem à cobertura vacinal contra a covid-19, uma vez que a idade mínima de ingresso na instituição é de 13 anos.

COMPARTILHE

Bombando em Educação

1

Educação

Eleição para novo reitor da UFPB é amanhã e terá 46 mil votantes; conheça propostas de cada chapa

2

Educação

Eleições UFPB: conheça propostas da chapa Terezinha e Mônica

3

Educação

Eleições UFPB: conheça propostas da chapa Valdiney e Rita de Cássia

4

Educação

Alunos, professores e técnicos da UFPB vão às urnas amanhã escolher novo reitorado

5

Educação

Fies 2024: candidatos relatam problemas técnicos com inscrição