Aulas

IFPB propõe término do semestre 2020.1 para dezembro

Foram discutidas a carga horária docente, calendário acadêmico, avaliação durante as ANPs, plano instrucional que norteará as atividades não presenciais entre outros temas.

IFPB propõe término do semestre 2020.1 para dezembro

IFPB terminará semestre 2020.1 em dezembro — Foto:Reprodução

A Pró-Reitoria de Ensino se reuniu nesta quarta-feira (29) com os Diretores de
Desenvolvimento de Ensino dos campi do IFPB e diretores sistêmicos da pasta para discutirem ações a serem conduzidas após a aprovação pelo Conselho Superior da instituição das minutas das Atividades de Ensino Não-Presenciais (ANPs). Foram três horas de videoconferência discutindo os seguintes pontos: carga horária docente, calendário acadêmico, avaliação durante as ANPs, plano instrucional que norteará as atividades não presenciais entre outros temas.

Tendo como parâmetro de início das atividades não presenciais, o mês de agosto, os diretores de ensino juntamente com os gestores sistêmicos propuseram a data de 18 de dezembro para encerramento do semestre letivo 2020.1 podendo se estender um pouco mais de acordo com a realidade de cada campus. De acordo com a Diretora de Articulação Pedagógica da PRE, Rivânia Silva, essa data é possível cumprir a carga horaria prevista para cada curso sem sobrecarregar os estudantes.

“Com essa sugestão teremos 19 semanas letivas, quantidade de dias bem próximos a quantidade de semanas que usualmente temos num semestre”, explica a gestora.

Muitos devem se perguntar em relação as atividades práticas. Essa questão também foi discutida entre o grupo. A ideia é que as aulas práticas ou de laboratórios deverão ser planejadas para o final do ano ou relocadas para o outro semestre, priorizando nesse momento as disciplinas ou conteúdos teóricos, mas não subtraindo a possibilidade de serem usados recursos tecnológicos para tais atividades. Para os cursos superiores, será apresentado um documento próprio que orientará essas ações, baseado na Portaria
544/2020.

Ficou acordado com os DDEs que a Pró-Reitoria de Ensino emitirá uma nota técnica, que constará as orientações dos itens discutidos no encontro, além de questões sobre o acompanhamento dos estudantes através do núcleo previsto nas resoluções. O grupo se reunirá novamente, a próxima semana com temas voltados aos cursos superiores.

COMPARTILHE

Bombando em Educação

1

Educação

Chapa Terezinha/Mônica recebe apoio do segundo colocado na eleição para Reitor da UFPB em 2020

2

Educação

Em greve, servidores do IFPB realizam ato na feira de Jaguaribe nesta quarta-feira

3

Educação

Professores da UFPB paralisam atividades hoje por recomposição salarial e realizam ato em João Pessoa

4

Educação

Creche fica alagada após chuvas em Santa Rita e crianças são colocadas em berços

5

Educação

Professores da UFPB paralisam atividades nesta quarta-feira em campanha por aumento salarial