Na Paraíba

Lei estadual determina o enfrentamento da prática de bullying nas escolas públicas e privadas

Instituições de ensino ficam obrigadas a prevenir e reprimir toda prática de bullying em suas dependências

Lei estadual determina o enfrentamento da prática de bullying nas escolas públicas e privadas

De autoria do deputado Nabor Wanderley, a lei 10.943/2017 faculta às escolas a realização de campanhas educativas onde alertam para o fato da prática ser considerada um crime — Foto:Divulgação/ALPB

De autoria do deputado estadual Nabor Wanderley (PMDB), e publicada no Diário Oficial do Estado da última quinta-feira (3), a lei n° 10.943/2017 altera a lei n° 9.858/2012, que dispõe sobre as penalidade às escolas públicas e privadas do Estado quando verificada a prática de bullying e dá outras providências. 

A partir da publicação da lei, de acordo com o art.1°, ficam as escolas públicas e privadas do Estado incumbidas de prevenir e reprimir toda prática de bullying em suas dependências. Para execução da lei, essas instituições poderão instituir campanhas de conscientização, expondo em lugares de fácil visualização a seguinte anotação: “BULLYING É CRIME”.

De acordo com a lei, confirmada a prática, as instituições de ensino ficam incumbidas a representar junto ao Ministério Público os casos de Bullying ocorridos em suas dependências, bem como, identificado o autor, ele ficará suspenso das atividades escolares pelo prazo determinado pela autoridade responsável pelo estabelecimento de ensino.

Em seu artigo147, o Código Penal Brasileiro define o crime de ameaça. “Ameaçar alguém, por palavra, escrito ou gesto, ou qualquer outro meio simbólico, de causar-lhe mal injusto e grave”. A punição prevista é de detenção, de um a seis meses, ou multa.

Considera-se Bullying todo ato de violência física ou psicológica, intencional e repetitivo que ocorre sem motivação evidente, praticado por indivíduo ou grupo, contra uma ou mais pessoas, com o objetivo de intimidá-la ou agredi-la, causando dor e angústia à vítima, em uma relação de desequilíbrio de poder entre as partes envolvidas.

COMPARTILHE

Bombando em Educação

1

Educação

Resultado da eleição na UFPB deve sair na madrugada de amanhã

2

Educação

Eleição: alunos, professores e técnicos da UFPB vão às urnas hoje para escolher novo reitorado

3

Educação

Eleição para novo reitor da UFPB é amanhã e terá 46 mil votantes; conheça propostas de cada chapa

4

Educação

Eleições UFPB: conheça propostas da chapa Terezinha e Mônica

5

Educação

Eleições UFPB: conheça propostas da chapa Valdiney e Rita de Cássia