Novidade que vem por aí

A Rede Click vai trazer muitas novidades. Você vai poder enviar notícias através do VCnoClick, anunciar gratuitamente seus produtos e serviços no Click Classificados e concorrer a prêmios com o Click Vantagens.

Deixe seu contato e seja um dos primeiros a ser avisado quando a Rede Click entrar no ar!

Por favor insira um e-mail válido
Contato registrado com sucesso!

Educação

Editoria sobre Educação ir para editoria →

Retomada

Mais de 11 mil estudantes voltam às salas de aula nesta quarta-feira em João Pessoa

São estudantes do 1° e 2° anos do Ensino Fundamental e do EJA, grupo que compõe a terceira etapa do planejamento para retorno presencial após um ano e meio de ensino remoto.

A Rede Municipal de Ensino recebeu o retorno presencial de 11,3 mil alunos nesta quarta-feira (8). (Foto: Reprodução)

Por

A Rede Municipal de Ensino recebeu o retorno presencial de 11,3 mil alunos nesta quarta-feira (8). São estudantes do 1° e 2° anos do Ensino Fundamental e do EJA, grupo que compõe a terceira etapa do planejamento para retorno presencial após um ano e meio de ensino remoto. 

O retorno foi acompanhado pelo prefeito Cícero Lucena, na Escola Radegundes Feitosa, no bairro José Américo. 

"Este é um momento muito importante na vida dessas crianças. A Prefeitura realizou um grande planejamento para devolver aos nossos estudantes a esperança de um futuro melhor. Todas as medidas necessárias, desde a vacinação dos professores até os protocolos sanitários foram pensados e estamos aplicando tudo com cuidado para garantir que até o final do mês todos os alunos tenham retomado", explicou Cícero.

Com a nova etapa, a Secretaria Municipal de Educação (Sedec) contabiliza 25 mil alunos em sala de aula, o que representa 35% do total. Esta é a terceira etapa do cronograma. A primeira incluiu alunos com idade de 3 anos dos Centros de Referência de Educação Infantil (Creis) e a segunda as crianças de 4 e 5 anos da pré-escola.  

Para o Ensino Fundamental, o atendimento educacional semanal foi organizado com atividades pedagógicas presenciais e remotas. As segundas, quartas e sextas-feiras destinam-se ao atendimento presencial com quatro horas diárias para cada turno escolar, de modo que, por semanas alternadas, os dois grupos, A e B, possam estar presencialmente com seus professores.


Para os anos iniciais, especificamente nesses dias, deverão ser incluídas uma aula de Arte e outra de Educação Física, ambas com duração de 50 minutos para todas as turmas. As terças e quintas-feiras ficam reservadas para as aulas remotas e higienização dos espaços das unidades de ensino.

De acordo com a secretária da Sedec, América Castro, a alternância em grupos é necessária para garantir o distanciamento entre os estudantes.  Além disso, estão sendo aplicadas medidas sanitárias e a realização de testagem por amostragem. "Estipulamos uma diferença de 15 dias entre cada etapa para podermos fazer esta testagem e até agora não tivemos nenhum positivo. Isso vai continuar sendo feito", afirmou. 

A secretária ainda explicou que cada unidade escolar conta com um comitê que acompanha as ações no retorno. "Isso tudo para que tenhamos tranquilidade e possamos concluir a retomada por ser um grande avanço para esta meninada que está há tanto tempo em casa", afirmou. 

O estudante do 2° ano Cauã Gabriel, de sete anos, estava animado em seu primeiro dia de aula. "Tava com saudades da escola, dos meus amigos e da professora", contou. A mãe, a doméstica Rafaela Carla, aprovou a volta às escolas. "Estou feliz por ter voltado, pois vou trabalhar e sei que ele vai estar aqui bem guardado", afirmou.


Calendário de retorno presencial das aulas

08/09 – 1° e 2° anos do ensino fundamental e ciclos I e II da EJA
15/09 – 3° ao 5° anos do ensino fundamental
22/09 – 6° e 7° anos do ensino fundamental e ciclos III e IV do EJA
29/09 – 8° e 9° anos do ensino fundamental e creis (2 anos e berçário)

Semanas alternadas

Creis
1° semana – grupo A
2° semana – grupo B

Pré-escola, anos iniciais e finais e EJA
1ª Semana
Grupo A: segundas, quartas e sextas (presencial); terças e quintas (remoto)
2ª Semana
Grupo B: segundas, quartas e sextas (presencial); terças e quintas (remoto)

Compartilhe:

Comentários (0)

Comentar

Destaque

ir para editoria →

Estudantes da Rede Municipal de Campina Grande conquistam medalhas na Olimpíada Nacional de Ciências

Governo da Paraíba publica edital de seleção para Colégio da Polícia Militar referente ao ano letivo de 2022

Após pressão, projeto do MEC que visava criar Instituto Federal do Sertão a partir de campi do IFPB é descartado

Deputados aprovam bonificação de 10% na nota do Enem para ingresso de paraibanos na UEPB