Novidade que vem por aí

A Rede Click vai trazer muitas novidades. Você vai poder enviar notícias através do VCnoClick, anunciar gratuitamente seus produtos e serviços no Click Classificados e concorrer a prêmios com o Click Vantagens.

Deixe seu contato e seja um dos primeiros a ser avisado quando a Rede Click entrar no ar!

Por favor insira um e-mail válido
Contato registrado com sucesso!

Educação

Editoria sobre Educação ir para editoria →

MEC classifica o Curso de Computação da UEPB como o segundo melhor do país

Por

O Curso de Licenciatura em Computação da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), do Campus I de Campina Grande, é o segundo melhor do país na avaliação do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2012. O curso participou pela primeira vez das provas do Enade, com 44 estudantes, e o resultado divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) surpreendeu.

O desempenho ficou acima do esperado. Somando as notas das provas de conhecimentos gerais e conhecimentos específicos, o curso da UEPB obteve 4.3845, o que lhe assegurou o conceito 5. A UEPB só ficou atrás da UFCG - Campus de Rio Tinto, que obteve a nota 4.5009. A boa avaliação colocou a Instituição à frente de grandes universidades, como a Universidade Federal de Salvador e a UnB de Brasília, que ficaram respectivamente em 3º e 4º lugar nacional nessa área.

 

Mais de 50 universidades públicas e privadas fizeram as provas. O Curso de Computação da UEPB - Campus de Patos também obteve bom desempenho, conquistando a nota 2.1833, ficando entre os 16 melhores do país com conceito 3. Para o professor Daniel Scherer, coordenador do curso no Campus I, o resultado do Enade traduz a qualidade dos cursos de Computação da UEPB.

 

Ele classificou o resultado como fruto do trabalho realizado pela Reitoria, que realizou vários concursos públicos que permitiram a entrada de uma nova leva de professores. Esses professores foram responsáveis pelas aulas ministradas aos alunos nos últimos dois anos, preparando-os para a prova. Segundo Daniel, a coordenação e o departamento fizeram uma campanha pedindo as alunos do curso para fazerem as provas do Enade não deixando questões em branco.

 

Chefe do Departamento de Computação do Campus I, o professor Robson Pequeno disse que o resultado ficou além do esperado. Isso, porque o Departamento ainda é recente, tendo pouco mais de dois anos de existência. "Foi uma grata surpresa. Tudo isso mostra o quanto a coordenação e a chefia estão empenhadas no crescimento desse curso", disse.

 

A avaliação anual dos cursos e das instituições de ensino superior no país foi divulgada recentemente pelo MEC. Ao todo, foram avaliadas 2.136 universidades, faculdades e centros universitários. Desse total, 50,6% tiveram conceito 3, considerado satisfatório. Apenas 27 faculdades e universidades alcançaram a avaliação máxima.

 

O índice é formado pelo desempenho dos estudantes no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes, pela avaliação da estrutura da universidade e pela formação do corpo docente - quanto maior o número de professores mestres ou doutores, maior a nota.

 

O Enade tem o objetivo de aferir o rendimento dos alunos dos cursos de graduação. Na edição de 2012, os universitários fizeram a prova para avaliar os cursos de bacharelado em Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Comunicação Social, Design, Direito, Psicologia, Relações Internacionais, Secretariado Executivo e Turismo, além dos cursos superiores de Tecnologia em Gestão Comercial, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Financeira, Logística, Marketing e Processos Gerenciais.

Compartilhe:

Comentários (0)

Comentar

Destaque

ir para editoria →

UFPB abre concursos com 12 vagas para professores com remuneração de até R$ 9.600

MPF-PB homologa resultado da seleção de estágio com 54 estudantes de Direito aprovados

UFPB oferta mais de 7,8 mil vagas na primeira etapa do SiSu para 124 cursos nos quatro campi da instituição

UFPB firma convênio com escola de música da Suécia