Preparação

Museu de Ciências Morfológicas será aberto ao público na UFPB

O museu será aberto ao público, como por exemplo, estudantes do ensino fundamental e médio da Paraíba.

Museu de Ciências Morfológicas será aberto ao público na UFPB

A informação foi dada pela professora Monique Batista Paiva, presidente da comissão de criação do Museu. — Foto:Reprodução

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) está montando um Museu de Ciências Morfológicas (MCM) por meio do Centro de Ciências da Saúde (CCS). O museu será aberto ao público, como por exemplo, estudantes do ensino fundamental e médio da Paraíba que poderão utilizar o lugar, em breve, como um novo equipamento para reforçar sua aprendizagem.

A informação foi dada pela professora Monique Batista Paiva, presidente da comissão de criação do Museu. Ela contou que o MCM vai permitir que o público possa ter acesso aos sistemas de compõem o corpo humano em suas diversas formas, desde a parte da célula até ao corpo humano realmente formado. 

O MCM contará com um acervo material das três áreas que compõem as Ciências Morfológicas: Anatomia, Histologia e Embriologia. O acervo, de acordo com a professora, inclui uma parte histológica, com cortes de tecidos observados por meio de microscópios. Também conta com peças anatômicas, com partes de corpos humanos e peças de embriologia, como embriões e fetos. “Algumas são peças naturais e outras são em rezina, são peças sintéticas. Temos, inclusive, um corpo mumificado, que nós também vamos expor”, completa a professora.   

A pedra fundamental do Museu foi lançada recentemente em uma cerimônia no Centro de Ciências da Saúde, que contou com a presença da Reitora da UFPB, professora Margareth Diniz, o diretor do CCS, professor João Euclides, vários professores e pesquisadores do Centro (foto) O MCM, de acordo com a professora Monique Paiva, estará aberto ao público a partir do mês de junho de 2019.

Monique Paiva contou que as escolas, públicas e privadas, precisam fazer um agendamento prévio para que a curadoria do Museu, que funcionará no Departamento de Morfologia, possa atender plenamente a todos. A professora explicou que serão visitas guiadas a partir das quais os estudantes terão acesso a uma sala de exibição de audiovisuais, vídeo-aulas, e uma sala de metodologias ativas com ações de extensão por meio das quais o público poderá ter acesso às peças e fazer atividades manuais. O horário de visitação ao MCM será no período das 9h às 17h.   

COMPARTILHE

Bombando em Educação

1

Educação

Fies 2024: candidatos relatam problemas técnicos com inscrição

2

Educação

Cícero Lucena entrega 250 chromebooks a professores da rede municipal de João Pessoa

3

Educação

Pedidos de isenção da taxa do Enem podem ser feitos até sexta-feira

4

Educação

Divulgado resultado parcial do programa Paraíba sem Fronteiras com bolsas em universidades da Espanha e Reino Unido

5

Educação

Desenrola FIES negociou mais de 5,5 mil contratos de paraibanos endividados