Línguas Estrangeiras

Novo prédio do Celest amplia em 50% da capacidade de ensino em JP

O espaço permite a ampliação em 50% da capacidade de ensino de cinco idiomas para a população da Capital, chegando a 3 mil alunos. Novas turmas a partir de junho

Novo prédio do Celest amplia em 50% da capacidade de ensino em JP

Solenidade da entrega do novo prédio contou com a presença do cônsul da Diplomacia Pública do Consulado Geral dos Estados Unidos, em Recife, Matt Kiner — Foto:Secom-JP

O prefeito da Capital, Luciano Cartaxo (PSD), entregou, na manhã desta quinta-feira (6), o novo prédio do Centro de Línguas Estrangeiras (Celest), na avenida Epitácio Pessoa. O espaço permite a ampliação em 50% da capacidade de ensino de cinco idiomas para a população da Capital, chegando a 3 mil alunos. De acordo com o diretor do Celest, Jonathan Vieira, novas turmas serão abertas em junho. 

Democratização – Na inauguração, o prefeito Luciano destacou a democratização do ensino de línguas estrangeiras e o horizonte de perspectivas que se abre para os pessoenses a partir desse tipo de investimento.

“Isso é uma demonstração do nosso compromisso com a população e com a educação em nossa cidade. Educação é o que faz a gente enxergar mais longe, que faz a gente ter um horizonte para onde a gente possa andar em direção a novas oportunidade. Aqui tem uma coisa chamada foco, planejamento, determinação, trabalho e resultados. Que é o que está fazendo diferença na nossa gestão. Tudo aqui é inteiramente gratuito para os alunos da rede municipal, para quem trabalha com turismo, com gastronomia, com a rede hoteleira”, afirmou o prefeito.

O Centro de Línguas Estrangeiras oferece cinco idiomas: Inglês, Espanhol, Alemão, Libras e Francês e os cursos chegam a durar até três anos.

Com a entrega das novas instalações, os alunos retomam o calendário de aulas na próxima segunda-feira (10) e, como destacou o prefeito, até mesmo o acesso dos estudantes acontece de forma gratuita, uma vez que através do passe livre estudantil, eles não pagam as passagens do transporte público. O prédio entregue possui nove salas de aula e novas instalações, como uma sala de convivência, biblioteca e sala de apoio psicopedagógico.

O diretor do Celest, Jonathan Vieira, afirmou que o Celest muda os paradigmas do ensino de línguas na Capital. “Para quem vive da educação e acredita nela, esse é um espaço onde a gente vai poder inspirar ainda mais pessoas a buscarem uma qualificação. João Pessoa vem dando exemplo de internacionalização. Temos projetos magníficos na nossa Prefeitura, e o Celest é só um deles, que mostra nosso compromisso de deixar a nossa sociedade cada vez mais preparada para lidar com o internacional, seja na parte de desenvolvimento, como com os projetos do BID, seja em formação continuada de professores”, declarou.

A solenidade da entrega do novo prédio contou com a presença do cônsul da Diplomacia Pública do Consulado Geral dos Estados Unidos, em Recife, Matt Kiner, que enfatizou a importante parceria junto à Prefeitura Municipal de João Pessoa para ampliar o ensino do inglês no município e destacou o empenho que o governo municipal vem desempenhando há três anos para fortalecer e preparar a Capital neste sentido. “O ensino de outras línguas abre muitas portas para a cidade e é uma honra muito grande saber que estamos participando desse projeto”, disse.

Além dele, também participaram da solenidade, a coordenadora nacional do Projeto Toelf ASS, Carla Macedo, e a professora do Departamento de Línguas Estrangeiras da UFPB, Mariana Peres. O vice-prefeito de João Pessoa, Manoel Junior, o procurador do Trabalho, Cláudio Gadelha, secretários municipais e o presidente municipal do PSD, Lucelio Cartaxo também estiveram presentes.

Aulas – As aulas do primeiro semestre do ano 2017 serão retomadas na segunda-feira (10), com cerca de 500 novos alunos. Atualmente, o local possui cerca de dois mil alunos entre novatos e veteranos. O serviço é destinado a alunos da rede pública de ensino, servidores do município e funcionários da área do Turismo e neste semestre o Celest acrescentou número de vagas para o público geral. Novas turmas só terão início no segundo semestre deste ano e as matrículas acontecem em junho.

Os alunos aprendem escrita, leitura, audição e conversação. Os conteúdos são trabalhados e ministrados através de aulas expositivas, pesquisas, diálogos, leituras, debates e reflexões a partir da contextualização do material didático elaborado, levando-se em consideração diversos temas, a exemplo de cultura e sociedade. Nas aulas, são utilizados livros, textos, música, CD-ROM, DVDs, jogos, dentre outros recursos.

Acompanhe mais notícias do ClickPB nas redes sociais:
 FacebookTwitterYoutube e Instagram
Entre em contato com a redação do ClickPB: 
Telefone: (83) 99624-4847
WhatsApp: (83) 99624-4847
E-mail: [email protected]

COMPARTILHE

Bombando em Educação

1

Educação

Unipê ignora revolta de alunos e começa cobrar estacionamento em julho; tarifa diária é de até R$ 10

2

Educação

Startups serão selecionadas na Hackathon do Nordx e receberão investimento do Governo da Paraíba

3

Educação

Aluna da Paraíba recebe cartão do Pé-de-Meia das mãos do presidente Lula durante cerimônia em Brasília

4

Educação

Brasil tem eterna dívida com a educação, diz Lula

5

Educação

Servidores do IFPB fazem assembleia e devem aderir à greve geral das instituições federais