internacional

Paraíba fecha parceria com universidade chinesa para intercâmbios na área de saúde

Durante a reunião, o secretário da Secties, Claudio Furtado, destacou que a Paraíba vem avançando em inovação graças ao potencial das universidades no estado.

Paraíba fecha parceria com universidade chinesa para intercâmbios na área de saúde

Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior (Secties) recebeu, nessa quinta-feira (23), representantes da Universidade de Medicina Tradicional da província de Henan, na China. — Foto:Reprodução

A Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior (Secties) recebeu, nessa quinta-feira (23), representantes da Universidade de Medicina Tradicional da província de Henan, na China para iniciar um programa de intercâmbio entre estudantes e professores, e a implantação de um curso de pós-graduação na área de Medicina Tradicional Chinesa. 

Durante a reunião, o secretário da Secties, Claudio Furtado, destacou que a Paraíba vem avançando em inovação graças ao potencial das universidades no estado. “As universidades da Paraíba vêm ocupando o ranking de patentes no Brasil no primeiro lugar, nos últimos cinco anos. Uma das nossas universidades, vêm se revezando frente a esse ranking chamado Instituto Nacional de Registro de Patentes, o INPI. Temos cursos em todas as áreas de conhecimento. Na área da Saúde, temos cursos nas três universidades públicas, UFPB, UFCG E UEPB. Três cursos de Medicina, um em João Pessoa, Campina Grande e Cajazeiras, mas também temos outros cursos que contemplam a área como Farmácia, Odontologia, Analises Clinicas, Enfermagem, uma série de cursos que colocam a Paraíba também como uma situação de liderança de formação nessas áreas, tanto no Nordeste como também numa excelente posição no Brasil”, detalhou.

Para a chefe do departamento de Medicina Chinesa, Lian Xiãofang, “Nosso interesse nesse encontro de hoje é estreitar a relação entre as universidades do Estado da Paraíba com a Província de Henan, para ações de intercâmbio de alunos, para fazerem treinamento em Henan, e terem essa interação e cooperação entre as universidades, como também fortalecer a faculdade de Medicina em nível mundial. Diante do cuidado que o Governo do Estado teve na pandemia da Covid-19, isso mostra o respeito pela saúde aqui, e isso ajuda e incentiva eles também terem essa cooperação para que continuem trabalhando bem na área da saúde”, ressaltou. 

A reitora da UEPB, Célia Regina, destaca o interesse na parceria com a universidade chinesa. “Temos uma expectativa de estabelecer uma parceria para que a gente possa ter um intercâmbio entre professores, estudantes, técnicos, pesquisadores, como também pensamos em uma pós-graduação de mestrado e doutorado, para depois a gente verificar os próximos passos a serem dados”.
 
Além da comitiva da universidade chinesa, participaram da reunião, os secretários executivos da Secties, Elis Regina Barreiro e Rubens Freire; a reitora da Universidade Estadual da Paraíba, Célia Regina; o Chefe de Gabinete da UEPB, professor José Luciano Albino Barbosa; O presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa na Paraíba (Fapesq), Rangel Junior.

COMPARTILHE

Bombando em Educação

1

Educação

Inscrições do Enem 2025 começam amanhã com novidades para alunos de 3º ano

2

Educação

Edital do Enem 2025 é publicado; veja datas e regras do exame

3

Educação

Enem 2025 voltará a valer como certificado de conclusão do ensino médio, diz ministro

4

Educação

Iniciativa vai premiar pequenos negócios de alimentação com mais de R$1,3 milhão em prêmios; saiba como concorrer

5

Educação

João Pessoa realiza seleção de estudantes da rede municipal para Escola de Teatro Bolshoi