Educação

Paraíba lança edital para adesão de instituições de ensino superior públicas e privadas ao Programa de intercâmbio

O Programa Paraíba sem Fronteiras tem o objetivo de estimular a criação de redes internacionais de ensino, pesquisa, desenvolvimento e inovação entre instituições estrangeiras e paraibanas.

Paraíba sem Fronteiras, Governo da Paraíba, oportunidades, Instituições de Ensino Superior

O programa fomenta a formação de estudantes, docentes, pesquisadores e empreendedores por meio da mobilidade internacional e da capacitação no exterior, através de bolsas.

As instituições de ensino superior públicas e privadas da Paraíba poderão participar do programa de intercâmbio Paraíba sem Fronteiras. Como verificou o ClickPB, o Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior (Secties), publicou, nesta quarta-feira (28), o edital para adesão destas instituições. O prazo para adesão é até dia 13 de março.

Para participar, as universidades devem preencher o Acordo de Adesão e enviar para o e-mail do programa, junto com os documentos solicitados no edital, que está disponível na página 14 do Diário Oficial do Estado do dia 28 de fevereiro.

Os requisitos para as instituições aderirem ao programa são: ser Instituição de Ensino Superior pública ou privada localizada no estado da Paraíba; ser credenciada ao Ministério da Educação (MEC), por meio do Conselho Nacional de Educação, com nota de Índice Geral de Cursos (IGC) entre 3 e 5; possuir pelo menos um curso de pós-graduação stricto sensu reconhecido pela CAPES no âmbito do Sistema Nacional de Pós-Graduação; o Acordo de Adesão deve ser assinado pelo Reitor ou por dirigente máximo equivalente na IES.

Paraíba sem Fronteiras 

O Programa Paraíba sem Fronteiras tem o objetivo de estimular a criação de redes internacionais de ensino, pesquisa, desenvolvimento e inovação entre instituições estrangeiras e paraibanas. Com isso, irá fomentar a formação de estudantes, docentes, pesquisadores e empreendedores por meio da mobilidade internacional e da capacitação no exterior, através da outorga de bolsas e demais benefícios aos intercambistas.

Confira o cronograma

  • Período para envio do Acordo de Adesão assinado28/02/2024 – 13/03/2024
  • Período de avaliação das documentações anexas e validação dos acordos15/03/2024
  • Divulgação dos Acordos aprovados e lista das instituições aderentes ao programa PBsF19/03/2024

 

COMPARTILHE

Bombando em Educação

1

Educação

Enem 2024: período para pedir isenção na taxa de inscrição começa segunda-feira

2

Educação

Senai abre 4,5 mil vagas em cursos gratuitos e pagos

3

Educação

Lançado edital para selecionar estudantes de graduação para projeto de capacitação em robótica

4

Educação

UFPB realiza seminário internacional sobre Direito e Energias Renováveis

5

Educação

Ministério da Fazenda define agenda regulatória para apostas esportivas e jogos online e medidas devem fomentar setor no Brasil