Evento

Paraíba realiza II Feira de Educação, Cuidados e Adoção Animal hoje

A feira é uma oportunidade para que cuidadores, ONGs e a comunidade em geral da Paraíba conheçam mais sobre os cuidados com os animais.

Na feira, também será possível realizar um cadastro para castração

Na feira, também será possível realizar um cadastro para castração

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e da Gerência da Causa Animal, promove hoje  (23), a II Feira de Educação, Cuidados e Adoção Animal que tem como objetivo sensibilizar e educar o público sobre a importância da adoção responsável, visando reduzir o abandono e o sofrimento animal. Na ocasião, serão ofertados testes rápidos de leishmaniose, vacinação antirrábica e vermifugação para cães e gatos. O evento, que é aberto ao público, acontecerá na Praça de Convivência Darci Marinho da Silva, no bairro José Américo de Almeida, no horário das 14h às 17h.

A gerente de Políticas Públicas da Causa Animal da SES, Fabíola Rezende, explicou que a feira é uma oportunidade para que cuidadores, ONGs e a comunidade em geral conheçam mais sobre os cuidados que precisam ter com os animais, além de possibilitar o encontro do animal com seu futuro tutor. “Esta é mais uma ação do programa Paraíba Pet e da Gerência da Causa Animal, junto com a Secretaria de Saúde e o Governo do Estado, onde estaremos orientando, disponibilizando serviços necessários para aqueles que cuidam de animais, e também colaborando para os que estão em lares temporários consigam encontrar pessoas responsáveis e interessadas em garantir seu bem-estar”, explicou.

Responsabilidade

Com a adoção responsável é possível prevenir a propagação de doenças zoonóticas, que são transmitidas de animais para humanos, já que, por meio dela, são ofertados cuidados veterinários adequados, incluindo vacinações, esterilização ou castração, que ajuda a controlar a superpopulação de animais e reduzir o número de animais abandonados. Dessa forma, diminuem-se os riscos de transmissão de doenças, como raiva e leptospirose, que podem afetar a saúde pública.

Na feira, também será possível realizar um cadastro para castração animal que será realizada via Castramóvel, outra iniciativa do programa Paraíba Pet.

A programação do evento ainda conta com serviços de saúde humana, como testes rápidos de HIV, Hepatite B e C e sífilis; aferição de pressão e teste de glicemia.

Paraíba Pet

O programa tem o objetivo de promover os direitos, o bem-estar e a melhoria da qualidade de vida dos animais, além de formar uma sociedade mais responsável em relação aos cuidados e proteção, bem como garantir acesso aos serviços veterinários essenciais, com foco na castração, nas ações de educação em saúde, na vacinação (disponibilizada pelo SUS) e no tratamento de doenças.

COMPARTILHE

Bombando em Educação

1

Educação

Professores da UFPB decidem essa semana se aceitam reajuste do governo ou aprovam indicativo de greve

2

Educação

Dia do Livro: psicóloga destaca obras que auxiliam na compreensão do luto e das perdas para crianças

3

Educação

Desafio Nota 1000 oferece 30 mil vagas em curso de redação para estudantes que vão fazer o Enem

4

Educação

UFPB oferece 40 bolsas no valor de R$ 700 para alunos do programa PET-Saúde; veja como concorrer

5

Educação

Funesc abre seleção para bolsistas na Orquestra Sinfônica da Paraíba; saiba como concorrer