Descoberta

Pesquisadores da UFCG descobrem nova espécie de jararaca no Sertão da Paraíba

Serpente foi encontrada no Pico do Jabre, ponto culminante da Paraíba. Artigo foi publicado na última terça-feira pela Canadian Science Publishing.

Pesquisadores da UFCG descobrem nova espécie de jararaca no Sertão da Paraíba

Segundo o pesquisador, a espécie é distinguível morfologicamente principalmente pelo número de escamas e pela coloração. — Foto:Reprodução

Pesquisadores da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), em parceria com pesquisadores de outras instituições do país, anunciaram a descoberta de uma nova espécie de serpente. A descrição do até então desconhecido réptil foi publicada na última terça-feira (18), em artigo na Canadian Science Publishing, maior editora canadense de periódicos científicos internacionais.

De nome científico Bothrops jabrensis, a agora conhecida como jararaca-do-jabre foi encontrada em 2016, durante pesquisa de campo de uma equipe do Laboratório de Herpetologia da UFCG sobre a biodiversidade de anfíbios e répteis no Pico do Jabre, ponto culminante da Paraíba, com 1.197 metros de altitude, localizado no município de Matureia.

“Achamos o encontro da espécie inusitado, pois foi encontrada na  vegetação. Entramos em contato com um amigo, Marco Antonio Freitas, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que é especialista em jararacas, e ele imediatamente reconheceu que estes indivíduos eram diferentes de outras espécies brasileiras e, a partir daí, entramos em contato com Fausto Barbo e Felipe Grazziotin, especialistas em jararacas do Instituto Butantan, e com Gentil Pereira, especialista em taxonomia de serpentes da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Foi quando começamos o desenvolvimento da escrita do trabalho”, explica o professor Marcelo Kokubum.

Segundo o pesquisador, a espécie é distinguível morfologicamente principalmente pelo número de escamas e pela coloração. Além disso, apresenta hábitos arborícolas (vive em árvores) e está presente em uma localidade longe das demais espécies mais relacionadas (espécies-irmãs) de jararacas de ambientes florestais.

A confirmação veio após análise molecular, realizada no Instituto Butantan, que apontou uma forte diferenciação genética da nova espécie em relação às outras jararacas, revelando a existência de uma linhagem filogenética anteriormente desconhecida que vem evoluindo como uma unidade independente há mais de 8 milhões de anos.

“Este estudo fortalece a importância da pesquisa científica para o conhecimento da biodiversidade da fauna e da flora da nossa Caatinga, uma vez que muitas novas espécies de organismos, incluindo possíveis fármacos ou substâncias, podem ser encontradas. Revela, também, a importância do financiamento científico. À época, tanto os alunos dos projetos de Iniciação Científica (Italo Társis de Sousa e José Henrique Lima) quanto da pós-graduação (Claudenice de Arruda e Ingrid Henriques) tinham bolsas para fazer pesquisa e eles foram fundamentais nessa descoberta”, destacou Kokubum.

Ameaça de extinção

A descoberta da nova espécie chama a atenção para a importância da preservação da biodiversidade na região. “Como outros enclaves de floresta úmida da Caatinga, o Pico do Jabre é constantemente ameaçado por caça e queimadas ilegais, desmatamento para fins agrícolas e extração ilegal de madeira. A distribuição restrita da jararaca-do-jabre sugere fortemente que esta espécie, recém-descoberta, já está criticamente ameaçada e provavelmente está se aproximando da extinção como uma população natural”, alerta o pesquisador.

O laboratório

O LHUFCG foi criado em 2011, no Centro de Saúde e Tecnologia Rural (CSTR) da UFCG, Campus Patos, sob coordenação do professor Marcelo Kokubum, para o desenvolvimento de projetos de Herpetologia com alunos de graduação, Iniciação Científica e pós-graduação, principalmente nas áreas de Ecologia, História Natural, Comportamento e Taxonomia de anfíbios e répteis da Caatinga. Possui atualmente um acervo com cerca de três mil animais, entre anfíbios e répteis, de mais de 50 espécies.

Acesse aqui o artigo.

COMPARTILHE

Bombando em Educação

1

Educação

Resultado da eleição na UFPB deve sair na madrugada de amanhã

2

Educação

Eleição: alunos, professores e técnicos da UFPB vão às urnas hoje para escolher novo reitorado

3

Educação

Eleição para novo reitor da UFPB é amanhã e terá 46 mil votantes; conheça propostas de cada chapa

4

Educação

Eleições UFPB: conheça propostas da chapa Terezinha e Mônica

5

Educação

Eleições UFPB: conheça propostas da chapa Valdiney e Rita de Cássia