Tema

Professora de Português e Redação destaca uso de palavras-chave por candidatos do Enem

Os textos motivadores da redação são fundamentais também para ajudar na contextualização do assunto, destaca Ana Paula Collaço.

Professora de Português e Redação destaca uso de palavras-chave por candidatos do Enem

Ana Paula Collaço, professora de Português — Foto:Walla Santos

O tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que teve a primeira prova aplicada nesse domingo (04), tem deixado muitos candidatos inseguros. Mas a professora de Português e especialista em preparação para o Enem, Ana Paula Collaço, em entrevista ao Portal ClickPB, explicou que o tema deste ano não teve mistério, seguiu a linha de anos anteriores, e destacou a importância de observar as palavras-chave e de fazer a redação com tranquilidade. 

O tema da redação do Enem este ano foi “Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet”, disse. O candidato também tinha quatro textos motivadores, para ajudá-lo na compreensão do tema, dos quais três são trechos de reportagem e o quarto, um gráfico com dados. Os textos motivadores da redação são fundamentais também para ajudar na contextualização do assunto, destaca Ana Paula Collaço.

Para a professora Ana Paula Collaço, que leciona Português no curso Professora Rosana, em João Pessoa, a relação do tema com tecnologia não foi uma surpresa, apesar de ter sido extenso. Segundo ela, apostava-se em fake news, internet, tecnologia, separadamente. Portanto, a ideia não era restringir a abordagem às fake news.

No próximo domingo (11/11), haverá o segundo dia de provas, com exames de ciências da natureza e matemática. Os candidatos terão cinco horas para a resolução de 90 questões, 30 minutos a mais que no ano passado.

COMPARTILHE

Bombando em Educação

1

Educação

Eleição para novo reitor da UFPB é amanhã e terá 46 mil votantes; conheça propostas de cada chapa

2

Educação

Eleições UFPB: conheça propostas da chapa Terezinha e Mônica

3

Educação

Eleições UFPB: conheça propostas da chapa Valdiney e Rita de Cássia

4

Educação

Alunos, professores e técnicos da UFPB vão às urnas amanhã escolher novo reitorado

5

Educação

Fies 2024: candidatos relatam problemas técnicos com inscrição