Paraíba

Professores da rede estadual concorrem a bolsas de capacitação na Finlândia

Serão selecionados 20 professores da rede estadual de ensino para passar por ações formativas de imersão no sistema educacional finlandês, com duração de oito semanas

Professores da rede estadual concorrem a bolsas de capacitação na Finlândia

Edital deverá estar disponível para os professores na próxima sexta-feira (29) — Foto:Gustavo Diehj

Os professores da rede estadual de ensino têm até o dia 11 de agosto para se inscrever no Programa Gira Mundo Edição Finlândia, que concederá bolsas para capacitação no sistema educacional do país europeu.

Serão selecionados 20 professores da rede estadual de ensino para passar por ações formativas de imersão no sistema educacional finlandês, com duração de oito semanas. No retorno ao Brasil, os professores terão seis meses para executar o seu Projeto Pedagógico e realizar oficinas para o compartilhamento de técnicas, metodologias e práticas vivenciadas durante a sua capacitação na Finlândia.

O edital deverá estar disponível para os professores na próxima sexta-feira (29). O processo de seleção será baseado em uma prova de proficiência em Língua Inglesa. O resultado final da seleção deve ser divulgado no dia 2 de setembro.

O cônsul da Finlândia em Recife, Gilberto Flávio de Azevedo Lima, acredita que os professores paraibanos devem trazer muitas riquezas adquiridas no país nórdico. Ele explicou como aconteceu o processo que resultou na concretização do convênio entre a Finlândia e o governo da Paraíba. “No ano passado foi assinado um protocolo de intenções, depois em dezembro teve uma sequência e hoje o convênio assinado vai dar a partida. E o nosso povo brasileiro atravessa o oceano e vai encontrar o calor humano dos finlandeses”, afirmou o cônsul.

Para concorrer a uma das 20 vagas disponibilizadas pelo programa, os professores precisam cumprir os seguintes requisitos: possuir vínculo efetivo com a Rede Estadual de Educação Básica; estarem lotados na Secretaria de Estado da Educação da Paraíba (SEE); estarem no efetivo exercício da função docente e em sala de aula, em qualquer etapa e modalidade de ensino; e não terem sido previamente aprovados ou selecionados no Programa Giramundo promovido pela SEE para intercâmbio internacional no Canadá.

O Programa Gira Mundo Edição Finlândia é uma iniciativa composta pelos programas Educadores Paraíba – Programa de Desenvolvimento Profissional e Amazing Business Train (ABT) e será desenvolvido em parceria com a Universidade de Ciências Aplicadas de Häme (HAMK – Häme University of Applied Sciences), localizada na cidade de Hämeenlinna, na Finlândia.

COMPARTILHE

Bombando em Educação

1

Educação

Convocação da lista de espera do Fies é prorrogada até 17 de maio

2

Educação

Termina hoje prazo para pedir isenção da taxa de inscrição do Enem 2024

3

Educação

Resultado da eleição na UFPB deve sair na madrugada de amanhã

4

Educação

Eleição: alunos, professores e técnicos da UFPB vão às urnas hoje para escolher novo reitorado

5

Educação

Eleição para novo reitor da UFPB é amanhã e terá 46 mil votantes; conheça propostas de cada chapa