Educação

Proposto por senadora paraibana, texto-base do projeto que adia Enem é aprovado no Senado

Senadores precisam concluir análise dos destaques para finalizar votação do texto. Texto ainda passará pela Câmara dos Deputados antes de seguir para sanção.

Proposto por senadora paraibana, texto-base do projeto que adia Enem é aprovado no Senado

A proposta, de autoria da senadora Daniella Ribeiro (PP-PB), valerá para todas as provas e instituições de ensino do país, inclusive para as universidades privadas. — Foto:Reprodução

O Senado aprovou nesta terça-feira (19) o texto-base do projeto que adia automaticamente as provas que dão acesso aos cursos de graduação, entre os quais o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Após a votação do texto-base, os senadores passaram à análise dos destaques, isto é, propostas que visam modificar a redação original. Esta etapa não havia sido concluída até a última atualização desta reportagem. O único senador que votou contra o texto-base foi Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ), filho do presidente Jair Bolsonaro.

A aprovação do projeto não resulta no adiamento do Enem. Isso porque o texto ainda precisa ser analisado pela Câmara dos Deputados para, então, ser enviado para a sanção do presidente Jair Bolsonaro. O presidente poderá sancionar o texto, integral ou parcialmente, ou vetar.

Pelo texto, o adiamento vale em cenário de calamidade pública. O decreto de calamidade pública, reconhecido em razão da pandemia do novo coronavírus, começou a valer em 20 de março e irá vigorar até 31 de dezembro deste ano.

A proposta, de autoria da senadora Daniella Ribeiro (PP-PB), valerá para todas as provas e instituições de ensino do país, inclusive para as universidades privadas.

O projeto altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, de 1996, para estabelecer que os vestibulares serão prorrogados automaticamente até que o ano letivo do ensino médico seja concluído.

COMPARTILHE

Bombando em Educação

1

Educação

Alunos, professores e técnicos da UFPB vão às urnas amanhã escolher novo reitorado

2

Educação

Fies 2024: candidatos relatam problemas técnicos com inscrição

3

Educação

Cícero Lucena entrega 250 chromebooks a professores da rede municipal de João Pessoa

4

Educação

Pedidos de isenção da taxa do Enem podem ser feitos até sexta-feira

5

Educação

Divulgado resultado parcial do programa Paraíba sem Fronteiras com bolsas em universidades da Espanha e Reino Unido