Retorno

Sindicato de escolas particulares de João Pessoa propõe início do ano letivo com aulas presenciais no dia 25 de janeiro

As aulas já começariam de forma híbrida, com atividades presenciais e remotas.

Sindicato de escolas particulares de João Pessoa propõe início do ano letivo com aulas presenciais no dia 25 de janeiro

sindicato afirma que escolas particulares estão prontas para a volta às aulas presenciais — Foto:Reprodução

O Sindicato da Escola Particulares de João Pessoa propôs que o início do ano letivo em 2021 seja no dia 25 de janeiro ou 1 de fevereiro, segundo relatou ao ClickPB o advogado do sindicato, Odésio Filho. Ele contou que as aulas já começariam de forma híbrida, com atividades presenciais e remotas.

Odésio Filho também explicou que as escolas deverão avaliar quais conteúdos deste ano foram perdidos ou precisarão ser reforçados e a partir daí oferecer aulas extras aos alunos. Segundo ele, esse reforço poderá ocorrer no contraturno das aulas, ou com uma extensão do período de aulas, a depender de cada escola.

Quanto a adaptação dos espaços físicos para receber os alunos, o advogado acredita que a maior parte das escolas já tenha realizado as mudanças necessárias, que passam pela redução do número de cadeiras nas salas, sinalização de filas, instalação de dispensadores de álcool em gel, entre outras.

Mensalidades

O sindicato participou de reunião com a Secretaria de Proteção e Defesa do Consumidor de João Pessoa (Procon-JP) nessa quarta-feira (16).

De acordo com Odésio Filho, na ocasião foi demonstrado que a mior parte das escolas concedeu descontos na mensalidade durante o período da pandemia. Isso não significa, porém, que os custos tenham diminuído, pois, segundo ele, o que foi economizado nas contas de água e energia elétrica foi revertido em investimentos para as aulas online, como equipamentos, licença de plataformas e internet mais veloz.

Por o próximo ano, em que as aulas ocorrerão de forma presencial e on-line, os custos devem aumentar para prestar os dois serviços, por isso algumas escolas pretendem promover reajuste na mensalidade, enquanto outras manterão o mesmo preço. Para reajustar a mensalidade, as escolas precisam entregar ao Procon-JP uma planilha de custos que justifique o aumento.

Outro assunto discutido na reunião foi a devolução de materiais escolares comprados pelos pais e não utilizados este ano. O Procon-JP orientou as escolas a devolver esse material aos pais dos alunos.

Odésio Filho explicou, porém, que a maior parte do material foi utilizado, porque, durante o período de isolamento, os professores elaboravam atividades e o material necessário era enviado a residência do aluno para que ele pudesse completar a tarefa.

COMPARTILHE

Bombando em Educação

1

Educação

Dia do Livro: psicóloga destaca obras que auxiliam na compreensão do luto e das perdas para crianças

2

Educação

Desafio Nota 1000 oferece 30 mil vagas em curso de redação para estudantes que vão fazer o Enem

3

Educação

UFPB oferece 40 bolsas no valor de R$ 700 para alunos do programa PET-Saúde; veja como concorrer

4

Educação

Funesc abre seleção para bolsistas na Orquestra Sinfônica da Paraíba; saiba como concorrer

5

Educação

Chapa Terezinha/Mônica recebe apoio do segundo colocado na eleição para Reitor da UFPB em 2020