Expectativa

Terezinha e Mônica levam quase 80% dos votos do Conselhão e encabeçam lista trílice para reitoria da UFPB

Terezinha e Mônica obtiveram 75 votos, representando 76,53% do Conselhão. Lista será enviada ao presidente Lula, que escolherá a nova reitoria.

Chapa, Eleição, UFPB, Terezinha, Momento

Chapa Terezinha e Mônica venceu a eleição do Conselhão (Foto: divulgação)

As professoras Terezinha Domiciano e Mônica Nóbrega conseguiram 75 dos 98 votos do Conselhão da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e encabeçam a lista tríplice para a reitoria da instituição. A eleição do Conselhão aconteceu nesta quarta-feira (12) e a lista será enviada ao presidente Lula, que escolherá o novo ou nova reitora da UFPB.

Como apurado pelo ClickPB, o Conselhão é composto por membros do Conselho Superior Universitário (Consuni), do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extesão (Consep) e do Conselho Curador da UFPB.

Dos 108 conselheiros, 98 votaram. Segundo Rafaella Meira, representante dos técnico administrativos do Consuni, Terezinha e Mônica obtiveram 75 votos, representando 76,53% do Conselhão.

Em segundo lugar ficou a chapa dois, composta por Lucídio Cabral e João Euclides. Eles tiveram 13 votos, ou 13,26% do total. A última posição ficou com o atual reitor, Valdiney Gouveia e Rita de Cássia. Eles tiveram dez votos, equivalente a 10,20%.

Ao ClickPB, Rafaella Meira argumentou que o instituição já possuí uma garantia do ministro da Educação, Camilo Santana, de que a lista tríplice será respeitada. Com isso, a expectativa é de que o presidente Lula siga a lista, nomeando Terezinha e Mônica.

“Nossa luta nesses quatro anos é a retomada da democracia universitária, para que a gente não tivesse novamente um reitor que não foi eleito. O Conselhão manteve a mesma colocação da consulta prévia. O ministro Camilo Santana já nos manifestou em fala que reitor eleito é reitor empossado. Agora, temos a retomada da democracia da universidade e temos o compromisso do MEC de fazer a nomeação da primeira colocada na lista tríplice”, contou Rafaella Meira ao ClickPB.

COMPARTILHE

Bombando em Educação

1

Educação

CNU: decreto do governo prevê regras em caso de novo adiamento de provas

2

Educação

UFPB atualiza calendários acadêmicos 2024.1 e 2024.2; veja como ficou

3

Educação

Sebrae abre inscrições para selecionar 50 bolsistas do Projeto Agente Local de Inovação

4

Educação

Centro universitário oferece mais de 500 vagas em cursos gratuitos profissionalizantes; veja como concorrer

5

Educação

IFPB estimula Startups na área de construção civil