Ensino superior

UEPB e UFCG prorrogam até 14 de junho suspensão das atividades por causa da pandemia do coronavírus

A decisão foi tomada em reunião realizada por videoconferência, na manhã desta sexta-feira (8), com a participação de gestores de instituições de ensino superior do Estado.

UEPB e UFCG prorrogam até 14 de junho suspensão das atividades por causa da pandemia do coronavírus

Os gestores, de forma conjunta, indicaram prorrogar a suspensão das aulas em todas as suas unidades/campi, considerando as orientações da OMS, do Ministério da Saúde e dos órgão de Saúde e Vigilância Sanitária da Paraíba. — Foto:Divulgação

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) prorrogaram até 14 de junho a suspensão de suas atividades. A decisão foi tomada em reunião realizada por videoconferência, na manhã desta sexta-feira (8), com a participação de gestores de instituições de ensino superior do Estado.

Os gestores, de forma conjunta, indicaram prorrogar a suspensão das aulas em todas as suas unidades/campi, considerando as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS), do Ministério da Saúde e dos órgão de Saúde e Vigilância Sanitária do Estado da Paraíba, por causa da pandemia de Covid-19.

UEPB

Nos setores administrativos da UEPB, as atividades presenciais dos técnicos administrativos também seguem suspensas até o dia 14 de junho. Nesse sentido, os servidores devem seguir trabalhando no modo home office. O objetivo de estender a suspensão das atividades é garantir a segurança em saúde da comunidade universitária, para evitar concentração de pessoas e, com isso, prevenir a infecção pelo novo coronavírus.

UFCG

O retorno das atividades estava previsto para o próximo dia 17 de maio. Desta forma, o Protocolo de Ações Institucionais da UFCG, que define os procedimentos administrativos e acadêmicos a serem adotados neste período de pandemia, também teve sua validade estendida até o dia 14 de junho.

Os serviços considerados essenciais ou estratégicos, como protocolos, telefonia, segurança patrimonial, sistema de bibliotecas e SIASS, estão preservados, bem como estão mantidas as defesas de dissertação e teses. A jornada de trabalho dos servidores técnico-administrativos, em turnos alternados de revezamento ou trabalho remoto, continua sendo estabelecida a critério da chefia imediata.

IFPB

O IFPB já tem suspensão aprovada até 29 de maio. Embora a instituição tenha participado do encontro de hoje e venha seguindo as medidas conjuntas adotadas nas reuniões, a decisão sobre prorrogar a suspensão das atividades será definida por órgãos internos em outra reunião.

UFPB

O Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) havia decidido suspender os calendários acadêmicos do período letivo de 2020.1, para cursos presenciais de graduação dos quatro campi da instituição. O período letivo anterior foi encerrado e o próximo está tendo início adiado. A suspensão das atividades presenciais também valem para os cursos de pós-graduação. As pesquisas e  orientações continuam sendo desenvolvidas remotamente.

A UFPB tem 36.792 estudantes em todos os níveis de ensino. Essas medidas valem por tempo indeterminado e enquanto perdurar, na Paraíba, a situação de emergência em saúde pública decorrente da epidemia de Covid-19.

Saiba mais

UFPB suspende calendários acadêmicos do período 2020.1 em todos os campi

UFCG, UEPB e faculdades particulares prorrogam suspensão de aulas em Campina Grande

Suspensão de aulas do IFPB é prorrogada até o dia 29 de maio

Instituições particulares

Em relação às instituições particulares, elas seguirão a Portaria 395/2020 do MEC, que estabeleceu a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais até o dia 17 de maio e aguardam próxima determinação do Ministério sobre a questão.

Nova reunião

Uma nova videoconferência entre os gestores ficou agendada para o dia 5 de junho, quando o cenário será reavaliado e também serão debatidas medidas de segurança em saúde a serem adotadas no retorno das atividades.

Participaram da videoconferência que recomendou a prorrogação da suspensão das atividades nas IES os gestores da UEPB, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), da Unesc, Unifacisa, Uninassau, Faculdade Cesrei, Faculdade Rebouças, Faculdades Integradas de Patos (FIP) e da Escola Técnica CEAS.

COMPARTILHE

Bombando em Educação

1

Educação

Eleição para novo reitor da UFPB é amanhã e terá 46 mil votantes; conheça propostas de cada chapa

2

Educação

Eleições UFPB: conheça propostas da chapa Terezinha e Mônica

3

Educação

Eleições UFPB: conheça propostas da chapa Valdiney e Rita de Cássia

4

Educação

Alunos, professores e técnicos da UFPB vão às urnas amanhã escolher novo reitorado

5

Educação

Fies 2024: candidatos relatam problemas técnicos com inscrição