Novidade que vem por aí

A Rede Click vai trazer muitas novidades. Você vai poder enviar notícias através do VCnoClick, anunciar gratuitamente seus produtos e serviços no Click Classificados e concorrer a prêmios com o Click Vantagens.

Deixe seu contato e seja um dos primeiros a ser avisado quando a Rede Click entrar no ar!

Por favor insira um e-mail válido
Contato registrado com sucesso!

Educação

Editoria sobre Educação ir para editoria →

Bacharelado

UFPB abre novo curso de Ciência de Dados para Negócios e ofertará 30 vagas

O curso, que funcionará no campus I, na cidade de João Pessoa terá duração de oito períodos (quatro anos) e funcionará no turno da tarde.

Novo curso será ofertado no campus I, em João Pessoa (Foto: Walla Santos/ClickPB)

Por

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) oferecerá 30 vagas para o novo curso da instituição, o de Ciências de Dados e Negócios (CDN) do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA). No Brasil, segundo o Ministério da Educação (MEC), a UFPB será a terceira Universidade pública a oferecer o curso com o grau de bacharelado.

A criação do CDN foi autorizado pela Resolução Nº 26/2020 do Conselho Universitário (Consuni) e o Projeto Pedagógico do Curso foi aprovado pela Resolução Nº 37/2020 do Conselho Superior de Ensino (Consepe). O curso, que funcionará no campus I, na cidade de João Pessoa terá duração de oito períodos (quatro anos) e funcionará no turno da tarde. As oportunidades estarão disponíveis na 2ª edição do Sistema de Seleção Unificada 2021 (Sisu 2021), que tem previsão de início do período letivo para o começo de 2022.

Para o coordenador do curso, Prof. Aléssio Tony Cavalcanti, a nova graduação vai formar profissionais que estão em falta no mercado de trabalho, preparando eles para os novos desafios tecnológicos das empresas e da população frente à Revolução da Indústria 4.0.

“O curso vai prover competências e habilidades que permitirão os alunos desempenhar as novas funções que a sociedade da informação e do conhecimento fez emergir nas organizações privadas, sociais e públicas. Além disso, a UFPB vai ofertar para comunidade mais uma opção de graduação para ajudar a preencher uma lacuna existente em nosso país de profissionais com esse perfil”, destacou o coordenador.

A proposta do curso de CDN é formar um profissional capaz de propor e resolver problemas econômicos, administrativos e financeiros, tendo por base insights teóricos, estruturação, armazenamento, modelagem, análise e visualização de dados, contribuindo para o conhecimento de fenômenos práticos no mundo dos negócios e das esferas sociais e governamentais.

Segundo o Reitor, Prof. Valdiney Gouveia, a UFPB conta com professores excelentes no Centro de Ciências Sociais Aplicadas e que, certamente, vão somar com colegas do Centro de Informática, que têm atuado também com grandes bancos de dados.

“Hoje em dia, o mundo circula e funciona muito em razão do que são as tendências de comportamento, consumo e padrões de realização. Esse curso de Ciências de Dados vem aportar essa qualificação de profissionais que é tão escassa, uma vez que são pouquíssimos cursos com essa ênfase. O curso da Paraíba é um dos poucos do Brasil que tratam sobre a matéria”, ressaltou o Prof. Valdiney.

E concluiu: “O curso vai colocar a nossa Universidade em lugar de destaque no cenário nacional, mas também dará resposta às demandas que nós temos visto serem recorrentes. Já é uma realidade em outros países, mas, no Brasil, ainda estamos dando os primeiros passos. Contando com professores e técnicos qualificados, seguiremos adiante, formando os melhores profissionais do mercado.”

Compartilhe:

Comentários (0)

Comentar

Destaque

ir para editoria →

Após pressão, projeto do MEC que visava criar Instituto Federal do Sertão a partir de campi do IFPB é descartado

Deputados aprovam bonificação de 10% na nota do Enem para ingresso de paraibanos na UEPB

IFPB lança edital com mais de 3,7 mil vagas em Cursos Técnicos para 2022

UFPB publica portaria estabelecendo retorno dos trabalhos presenciais de servidores até o final de outubro