Agreste paraibano

UFPB discute implantação de cursos na área de saúde em Guarabira

Iniciativa beneficiará uma população de cerca de 60 mil habitantes e Prefeitura de Guarabira se compromete em disponibilizar infraestrutura necessária

UFPB discute implantação de cursos na área de saúde em Guarabira

Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Campus I, João Pessoa — Foto:Walla Santos

A reitora da Universidade federal da Paraíba (UFPB), Margareth Diniz, discutiu com o senador Cássio Cunha Lima, a deputada estadual Camila Toscano e o prefeito de Guarabira, Zenóbio Toscano, todos do PSDB; a abertura de cursos superiores na área da saúde em Guarabira, no Agreste paraibano. O novo Campus deve funcionar no prédio do antigo Caic, onde funcionava o IFPB, que hoje tem sede própria.

Durante o encontro, que aconteceu nessa segunda-feira (20), em João Pessoa, o prefeito de Guarabira se comprometeu em entregar o prédio todo organizado e com os equipamentos necessários para que a Universidade se instale no município. Ele destacou ainda que o hospital regional tem boa estrutura para suporte às ações de ensino. 

Zenóbio Toscano destacou que a região é carente de cursos na área de saúde e que a iniciativa beneficiará uma população de cerca de 60 mil habitantes, em especial, a demanda crescente de estudantes da localidade. “Transportamos 900 estudantes por dia para assistirem aula em instituições localizadas fora da cidade, principalmente, para os campi da UFPB”, disse o gestor municipal.

Para a deputada Camila Toscano, não dá nem pra mensurar os benefícios socioeconômicos que os novos cursos devem trazer não só para Guarabira, mas para toda a região. “O impacto ainda maior não só para a economia, mas acredito que para o futuro da nossa geração, das pessoas da nossa região”, avaliou Camila. 

O senador Cássio Cunha Lima se colocou à disposição para os encaminhamentos que fossem necessários para viabilizar a instalação da UFPB em Guarabira, no âmbito do Governo Federal; assim como Camila, em âmbito estadual.

“Esse é um importante pleito do povo de Guarabira, que a partir do prefeito Zenóbio tem a possibilidade real de ser concretizado”, afirmou Cássio, comprometendo-se em não medir esforços para que os recursos sejam disponibilizados para a chegada da UFPB em Guarabira.   

Viabilidade – A reitora Margareth Diniz adiantou que existem condições para viabilizar o pedido, mas não confirmou quais seriam os cursos nem a área. A questão será encaminhada com a máxima brevidade dentro da UFPB.

Acompanhe mais notícias do ClickPB nas redes sociais:
 FacebookTwitterYoutube e Instagram
Entre em contato com a redação do ClickPB: 
Telefone: (83) 99624-4847
WhatsApp: (83) 99624-4847
E-mail: [email protected]

COMPARTILHE

Bombando em Educação

1

Educação

Dia do Livro: psicóloga destaca obras que auxiliam na compreensão do luto e das perdas para crianças

2

Educação

Desafio Nota 1000 oferece 30 mil vagas em curso de redação para estudantes que vão fazer o Enem

3

Educação

UFPB oferece 40 bolsas no valor de R$ 700 para alunos do programa PET-Saúde; veja como concorrer

4

Educação

Funesc abre seleção para bolsistas na Orquestra Sinfônica da Paraíba; saiba como concorrer

5

Educação

Chapa Terezinha/Mônica recebe apoio do segundo colocado na eleição para Reitor da UFPB em 2020