Confira

UFPB divulga editais para três seleções com 80 vagas para cursos de pós graduação

As vagas oferecidas são para 43 para o curso de Administração, 25 vagas para o curso de Filosofia e 12 para Ecologia e Monitoramento Ambiental.

UFPB divulga editais para três seleções com 80 vagas para cursos de pós graduação

UFPB divulga editais para programas de pós-graduação — Foto:Walla Santos

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) abriu as inscrições para três seleções com 80 vagas para cursos de pós graduação na instituição. As vagas oferecidas são para 43 para o curso de Administração, 25 vagas para o curso de Filosofia e 12 para Ecologia e Monitoramento Ambiental. 

Confira as seleções:

Administração

São oferecidas 43 vagas para mestrado e doutorado no curso de administração, sendo 22 para curso de mestrado e 21 para doutorado. 

As inscrições deverão ser realizadas de 24 de julho a 7 de agosto, através do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa) da UFPB. O valor da taxa de inscrição é R$ 85,93. 

De acordo com o edital, serão isentos do pagamento de inscrição candidatos que tiverem Cadastro Único para Programa Sociais do Governo Federal ou parecer social emitido pela Pró-Reitoria de Pós-graduação (PRPG) da UFPB. O período para solicitar isenção vai até o dia 7 de julho. 

O processo seletivo ocorrerá em três fases. A primeira será um teste da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD). A segunda, defesa da proposta de projeto de pesquisa. Por fim, haverá a Análise de Competências de Adequação de Formação e Experiências (Acafe), que consiste na avaliação da formação, experiência profissional e acadêmica dos candidatos. 

Os projetos deverão atender a uma destas linhas de pesquisa: “Organizações e sociedade”, “Finanças e métodos quantitativos” e “Marketing e tecnologia” (com ênfase em “Marketing e sociedade” ou “Tecnologias de Informação e Comunicação”). 

O resultado do processo seletivo está previsto para ser divulgado até o dia 18 de dezembro. O período de matrícula acontece de 1º a 3 de março de 2021. As aulas estão previstas para começar no primeiro semestre do próximo ano. Mais informações podem ser obtidas através da página do programa de pós-graduação. 

Ecologia e Monitoramento Ambiental

São oferecidas 12 vagas para o curso de mestrado. Os interessados devem se inscrever entre 22 e 28 de julho, pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmica (Sigaa) da UFPB. 

Do total das vagas, duas serão reservadas a candidatos autodeclarados ou oriundos da população negra, indígenas, comunidades tradicionais e pessoas com deficiência. 

De acordo com o edital da seleção, as análises do projeto de pesquisa, do memorial acadêmico e  curricular serão as formas de avaliação. Os candidatos devem obter, pelo menos, nota 7,0 (sete) no projeto de pesquisa e no memorial acadêmico. 

Os projetos devem atender a uma destas linhas de pesquisa: “Caracterização da biodiversidade e planejamento sistemático para conservação” e “Monitoramento de biodiversidade e avaliação de impactos ambientais”. 

O resultado final, após recursos, está previsto para ser divulgado no dia 8 de setembro. O período de matrícula dos candidatos aprovados será de 14 a 18 de setembro. Mais informações sobre o processo seletivo podem ser obtidas na página do programa de pós-graduação. 

Filosofia

São oferecidas 25 vagas para o curso de mestrado. As inscrições devem ser realizadas de 15 a 26 de julho, pelo Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (Sigaa) da UFPB. Não é necessário pagamento de taxa de inscrição. 

Cinco vagas do processo seletivo serão destinadas a candidatos autodeclarados da população negra, povos indígenas, povos e comunidades tradicionais e pessoas com deficiência. 

A análise do projeto de pesquisa será a etapa de seleção para ingresso no curso. Os candidatos devem obter, no mínimo, nota 7,0 (sete) para serem aprovados e classificados. Os projetos têm de atender a uma destas linhas de pesquisas: “Lógica e epistemologia”, “Ética e filosofia política” e “Fenomenologia e hermenêutica filosófica”. 

A divulgação do resultado final, após os recursos, está prevista para o dia 20 de agosto. O período de matrícula será de 21 a 24 de agosto. As aulas poderão ter início ainda no segundo semestre deste ano. Outros detalhes podem ser obtidos no site do programa de pós-graduação. 

COMPARTILHE

Bombando em Educação

1

Educação

Convocação da lista de espera do Fies é prorrogada até 17 de maio

2

Educação

Termina hoje prazo para pedir isenção da taxa de inscrição do Enem 2024

3

Educação

Resultado da eleição na UFPB deve sair na madrugada de amanhã

4

Educação

Eleição: alunos, professores e técnicos da UFPB vão às urnas hoje para escolher novo reitorado

5

Educação

Eleição para novo reitor da UFPB é amanhã e terá 46 mil votantes; conheça propostas de cada chapa