A 3 dias da prova

Veja dicas do que levar para comer e beber durante o Enem

Garrafa com água, lanches leves, frutas picadas são boas dicas; muito chocolate e refrigerante pode dar dor de cabeça. Veja como se preparar para o Enem

Veja dicas do que levar para comer e beber durante o Enem

As provas têm início às 13h30 (horário oficial de Brasília), mas todos os candidatos devem estar dentro do local de provas antes das 13h (também no horário de Brasília). — Foto:Divulgação

A edição 2016 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) acontece neste fim de semana e os candidatos e candidatas devem se preparar para a “maratona” de provas: no sábado (5), o Enem dura quatro horas e meia, com as provas de ciências humanas e ciências da natureza. No domingo (6), ele é ainda mais longo, com cinco horas e meia de duração e as provas de matemática, português e redação.

As provas têm início às 13h30 (horário oficial de Brasília), mas todos os candidatos devem estar dentro do local de provas antes das 13h (também no horário de Brasília).

O edital do Enem permite que os participantes levem comida e bebida para a sala de provas, mas nem todo tipo é indicado para quem quer tirar a nota mais alta possível.

Antes de sair de casa

A refeição anterior à entrada na prova também é importante: segundo os nutricionistas, um almoço muito pesado pode acabar provocando sonolência ou indigestão, e atrapalhar o rendimento nas provas.

Uma das recomendações é fazer um café-da-manhã reforçado ou um almoço leve. Entre os alimentos da refeição, os especialistas recomendam os que tenham fonte de fibras e baixo teor de gordura. Alguns exemplos são carboidratos integrais (arroz, macarrão, pão ou batata, por exemplo), proteínas leves (peixe, frango, ovos ou derivados de leite) e frutas e legumes.

Durante a prova

Eles também recomendam que o candidato leve garrafa d’água e alguns lanches leves. É possível levar potes de comida, desde que eles sejam transparentes. Mas especialistas em nutrição recomendam alimentos como barras de cereal, castanhas ou nozes, sem adição de açúcar, frutas (com casca ou já picadas) e sanduíches, de preferência feitos com pão integral e recheios leves, como queijo branco.

Chocolate e refrigerante podem ser levados, mas devem ser consumidos com moderação porque podem provocar dores de cabeça.

Acompanhe mais notícias do ClickPB nas redes sociais: FacebookTwitterYoutube e Instagram
Entre em contato com a redação do ClickPB: 

Telefone: (83) 99624-4847

WhatsApp: (83) 99624-4847

E-mail: [email protected]

COMPARTILHE

Bombando em Educação

1

Educação

Unipê ignora revolta de alunos e começa cobrar estacionamento em julho; tarifa diária é de até R$ 10

2

Educação

Startups serão selecionadas na Hackathon do Nordx e receberão investimento do Governo da Paraíba

3

Educação

Aluna da Paraíba recebe cartão do Pé-de-Meia das mãos do presidente Lula durante cerimônia em Brasília

4

Educação

Brasil tem eterna dívida com a educação, diz Lula

5

Educação

Servidores do IFPB fazem assembleia e devem aderir à greve geral das instituições federais