Novidade que vem por aí

A Rede Click vai trazer muitas novidades. Você vai poder enviar notícias através do VCnoClick, anunciar gratuitamente seus produtos e serviços no Click Classificados e concorrer a prêmios com o Click Vantagens.

Deixe seu contato e seja um dos primeiros a ser avisado quando a Rede Click entrar no ar!

Por favor insira um e-mail válido
Contato registrado com sucesso!

Educação

Editoria sobre Educação ir para editoria →

Educação

Volta às aulas na UFPB: Semestre letivo 2021.1 começa nesta segunda-feira

Período ocorrerá no formato remoto, com possibilidade de realização de atividades híbridas ou presenciais, em caráter excepcional.

O novo período seguirá até 16 de dezembro, quando acontece o registro de médias finais no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa), sendo que as aulas vão até 9 de dezembro. (Foto: Reprodução)

Por

Com ensino híbrido, o semestre letivo 2021.1 começa na próxima segunda-feira (09) para alunos da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). O novo período seguirá até 16 de dezembro, quando acontece o registro de médias finais no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa), sendo que as aulas vão até 9 de dezembro.

“Vamos iniciar o período 2021.1, então damos as boas-vindas a todos os estudantes da UFPB, tanto os alunos veteranos quanto os ingressantes, a UFPB está aqui para recebê-los de braços abertos, fazer o melhor por vocês, fazer com que o semestre possa ter um grande aproveitamento acadêmico”, disse a Pró-reitora de Graduação, Profa. Silvana Maciel.

Em virtude da pandemia, o período suplementar 2021.1 ocorrerá de forma remota, por meio de atividades síncronas e/ou assíncronas. Excepcionalmente, segundo a Resolução Consepe Nº 27/2021, os departamentos poderão ofertar componentes curriculares em modalidade híbrida ou presencial, desde que todas as condições de biossegurança sejam respeitadas.

A Profa. Silvana Maciel recomendou que os estudantes que necessitam fazer estágios ou práticas presenciais em laboratórios apresentem documento relatando que foi vacinado. “Cada estágio tem o seu protocolo de biossegurança. Em alguns estágios, é necessário que os alunos comprovem e mostrem o seu cartão de vacinação. Eles também precisam estar com todos os equipamentos de proteção individual para que possam entrar com segurança em seu campo de estágio”, explicou a Pró-reitora, Profa. Silvana Maciel.

Não serão realizados cancelamentos de vínculo com a UFPB por motivos de abandono de curso, de prazo ou insuficiência de desempenho acadêmico no Período Suplementar 2021.1. Entre as disposições do semestre, está a faculdade, aos discentes, de cursarem atividades oferecidas, componentes curriculares ou outras atividades de ensino ofertadas.

Além disso, é possível, excepcionalmente, a manutenção da assistência estudantil em caso do não cumprimento de créditos, matrícula em componentes curriculares ou exercício de atividades de ensino, pesquisa e/ou extensão ofertadas, desde que analisada e autorizada pela Pró-Reitoria de Assistência e Promoção ao Estudante (Prape).

A matrícula dos ingressantes e a solicitação de matrícula dos estudantes veteranos de cursos presenciais ocorreu, de forma online, até 30 de julho, por meio do Sigaa, e a rematrícula pelos veteranos terminou nesta quarta-feira (04). Já a matrícula extraordinária vai até o próximo sábado (7). O cancelamento de componentes curriculares deve ser feito pelo discente por meio de requerimento à coordenação do curso de que faz parte.

Conforme o calendário acadêmico, para o trancamento parcial e/ou total de componentes curriculares, o aluno deve enviar requerimento pelo Sigaa, de 18 a 22 de outubro.

O calendário acadêmico para o semestre suplementar 2021.1 foi aprovado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) da UFPB em reunião extraordinária realizada no dia 7 de junho. Todas as informações e o calendário completo podem ser consultados nas resoluções publicadas na página da PRG.

O início do período letivo 2021.2 está previsto para o dia 21 de fevereiro de 2022.

Educação a Distância

No caso dos cursos de Educação a Distância (EaD), o semestre letivo que começará em 9 de agosto será o período regular 2021.2, que também seguirá até 16 de dezembro (registro de médias finais no Sigaa), com término das aulas no dia 09 de dezembro de 2021. A solicitação de matrícula para o novo período foi realizada entre os dias 28 a 30 de julho, pelo Sigaa.

Excepcionalmente, as atividades presenciais previstas para o novo período poderão ocorrer na modalidade remota, enquanto as atividades presenciais de disciplinas práticas – incluídos os estágios – devem seguir as condições de biossegurança e as determinações da bandeira do município e do estado onde serão realizadas.

“Algumas atividades do EAD são práticas, como defesas de TCC e provas. Desde o período passado, estão autorizadas a serem realizadas por meio de período remoto, sem o deslocamento dos alunos para os campi da instituição”, destacou a Profa. Silvana.

O início do período letivo 2022.1 está previsto para 21 de fevereiro de 2022, mesma data em que está previsto o começo do semestre 2021.2 da graduação.

Sisu 2021: segunda edição

As inscrições para o segundo semestre de 2021 do Sistema de Seleção Unificado (SiSU) começaram na terça-feira (03) e seguem até esta sexta-feira (06), por meio do site oficial do programa governamental do Ministério da Educação (MEC) na internet.

A UFPB está oferecendo 154 vagas na segunda edição do Sisu 2021, sendo 60 oportunidades para ampla concorrência e 94 para estudantes oriundos do Ensino Médio em escolas públicas, em atendimento à Lei 12.711/2012.

As vagas serão distribuídas em 49 cursos de graduação presenciais, nos quatro campi da instituição. Além das vagas remanescentes do 1º semestre deste ano, haverá 30 vagas para o novo curso de Ciências de Dados para Negócios, que funcionará no Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), no campus João Pessoa.

O resultado da chamada única será publicado no dia 10 de agosto e o período para os candidatos manifestarem interesse em participar da lista de espera será de 10 a 16 de agosto.

Na primeira edição do Sisu 2021, a UFPB ofereceu 7.790 vagas em 123 cursos presenciais, sendo 3.889 vagas para ampla concorrência e 3.901 para estudantes oriundos de escolas públicas.

Compartilhe:

Comentários (0)

Comentar

Destaque

ir para editoria →

Após pressão, projeto do MEC que visava criar Instituto Federal do Sertão a partir de campi do IFPB é descartado

Deputados aprovam bonificação de 10% na nota do Enem para ingresso de paraibanos na UEPB

IFPB lança edital com mais de 3,7 mil vagas em Cursos Técnicos para 2022

UFPB publica portaria estabelecendo retorno dos trabalhos presenciais de servidores até o final de outubro