Distorção

Candidato a prefeito de João Pessoa, Nilvan Ferreira, distorce texto da Folha para se apresentar como favorito no 2º turno, afirma jornal

A informação foi da própria Folha que afirmou que o candidato, usou a publicação para realizar uma postagem nas suas redes sociais.

Nilvan Ferreira

As postagens nas redes sociais foram apagadas pelo candidato. — Foto:Reprodução

O candidato a prefeito de João Pessoa, Nilvan Ferreira (MDB), teria distorcido um texto publicado na Folha de São Paulo neste sábado (28), para se apresentar como favorito no segundo turno na capital paraibana. A informação foi da própria Folha que afirmou que o candidato, usou a publicação para realizar uma postagem nas suas redes sociais. 

Ainda segundo a Folha, Nilvan afirmou que a Folha teria publicado que na capital paraibana teria virada. 

“Deu na Folha de S. Paulo. João Pessoa vai ter virada”, dizia a postagem. 

Segundo a Folha, o texto publicado no jornal não afirma em nenhum momento que houve ou haverá uma virada nas eleições na capital paraibana, onde Nilvan Ferreira (MDB) disputa o segundo turno com o ex-prefeito Cícero Lucena (PP).

Assinada pelos cientistas políticos Guilherme Russo, George Avelino e Jairo Pimentel, a coluna fala sobre as possibilidades de viradas nas eleições entre os resultados do primeiro e do segundo turno.

Os autores destacam a baixa probabilidade de viradas citando que, desde 1998, 75,5% das 208 eleições municipais de segundo turno no Brasil foram vencidas por quem terminou o primeiro turno à frente.

Ao falar de João Pessoa, o texto destaca a cidade como uma das que terão uma das disputas mais acirradas do país, comparando a probabilidade de vitória de qualquer um dos candidatos a uma espécie de cara ou coroa.

Além de ter sido postada em redes sociais como o Instagram e Facebook, a Folha apurou que a peça publicitária com informações falsas também foi compartilhada em aplicativos de mensagens como WhatsApp e circulou por grupos de eleitores de João Pessoa.

Ainda segundo a Folha, a equipe de campanha de Nilvan Ferreira enviou um release com teor semelhante. Sites locais acabaram publicando a informação falsa na íntegra.Procurada pela Folha, a assessoria do candidato Nilvan Ferreira disse, em nota, que foi fidedigna à informação veiculada na Folha: “A matéria confirma a possibilidade de virada em João Pessoa”.

As postagens nas redes sociais foram apagadas pelo candidato.

COMPARTILHE

Bombando em Eleições

1

Eleições

Deusdete compara gestão de João Azevêdo com a de Ricardo Coutinho e dispara “10 vezes mais investimentos no atual governo”

2

Eleições

Deusdete Queiroga diz que não tem pretensão de lançar candidatura ao governo do estado e defende João Azevedo no Senado

3

Eleições

Governo Lula tem avaliação negativa em seis áreas; inflação, saúde e segurança têm piores índices

4

Eleições

Cenatel de João Pessoa passa a atender eleitores no Espaço Cultural

5

Eleições

Justiça Eleitoral passa a atender eleitores no Espaço Cultural, em João Pessoa